Assassin’s Creed

Games PS3 Win Phone Xbox 360
Seguir
7.1

Opiniões

Assassin’s Creed 3 e Star Wars? Veja algumas comparações curiosas

Assassin’s Creed 3 e Star Wars? Veja algumas comparações curiosas

Assassin’s Creed III é o primeiro game da franquia a apresentar alguém da linhagem Kenway, e também é o título que encerra o ciclo de Desmond Miles, que está presente desde o primeiro jogo. Com críticas mixas para positivas o título divide opiniões de fãs entre os que admiram o jogo e aqueles que o consideram uma péssima adaptação.

Entre tantos debates sobre a saga de Ratonhnhaké:ton (ou Connor), uma das observações feitas pelos fãs é a semelhança com a trilogia original de Star Wars (episódios IV, V e VI). Em vários fóruns americanos é possível encontrar comparações entre o enredo e os personagens de ambas as franquias; nos parágrafos abaixo o leitor encontrará uma compilação de várias comparações seguidas de comentários. Spoilers a frente.

Introdução: Os enredos

Enredo de Star Wars: Na trilogia original de Star Wars (Episódio IV, V e VI) vemos Luke Skywalker e seus fieis amigos Han Solo e Princesa Lea na luta contra o terrível império que dominou a galáxia após a queda dos Jedi.

Enredo de Assassin’s Creed III: A trama gira em torno de Connor, um mestiço britânico-indígena que descobre seu caminho junto aos Assassinos e assim como seus antepassados luta contra o poder dos Templários, desta vez durante o período da independência americana – aqui ignoraremos Desmond Miles e seus objetivos.

Comparações: Luke Skywalker/Connor

ac3-sw

São jovens, cheios de sonhos e até pouco tempo não sabiam quase nada de seus passados. Perderam o que restou de sua família numa invasão que terminou em chamas. Quando lhes contaram sobre seu destino ficaram receosos, mas logo encararam a verdade sem problemas. O objetivo de ambos é restaurar sua ordem e impedir que a as forças inimigas dominem ainda mais o sistema.

Padmé Amidala/Ziio

ac3-sw2

São mães do escolhido, mulheres boas e compreensivas que estiveram sempre ao lado do marido. Faleceram sem saber a verdade sobre seu amado e quando seu filho era muito pequeno.

Obi-Wan Kenobi/Achiles Davenport

ac3-sw3

Encontram o “mocinho” após uma luta que travou com vilões que rondavam perto de sua moradia. Além de acolhê-lo são os responsáveis por lhe contar a verdade e também por treiná-lo.

Darth Vader/Haytham Kenway

ac3-sw41

São os pais do herói, e só foram reconhecer o seu filho depois de adulto. Embora tenham uma postura de líder são ao mesmo tempo mais um subordinado de sua ordem. Não acreditam nos ideais pelos quais seu filho luta e tenta trazê-lo para o seu lado (sem sucesso). Acabam lutando com seu próprio filho e perdem a vida.

Em diversas situações

Além da semelhança entre personagens, existem momentos que também chamam a atenção. Connor, por exemplo, assim como Luke é um excelente piloto, a diferença é que o jovem assassino usa navios e o restaurador da Ordem Jedi pilota naves espaciais. O temperamento de ambos também chama bastante atenção: os dois pupilos abandonam seus mestres antes de terminar o treinamento para fazer o que consideram certo. Neste momento Achiles se aproxima de Yoda por ter a mesma postura que o sábio Jedi.

Luke e Connor pilotando seus “brinquedos”

ac3-sw5

Os discípulos e seus mestres em momento de reflexão.

ac3-sw6

A descrença de Haytham nos Assassinos e a tentativa de converter Connor para os Templários nos remete a Darth Vader tentando trazer Luke para o lado negro da força.

Luke e Connor vendo pela primeira vez seus equipamentos

ac3-sw7

O que podemos concluir

De fato existem semelhanças entre ambas as obras. Vimos que há um alinhamento entre os personagens das franquias e também em alguns eventos, entretanto, é preciso ressaltar que se olharmos o todo de cada franquia, veremos uma gama de originalidade que as afastaria drasticamente. O importante é pensarmos que, se realmente existiu uma inspiração em Star Wars, a Ubisoft foi em uma das melhores fontes de todas! E você leitor, concorda com as comparações?

Texto originalmente produzido pelo Gabriel Magalhães ao Rings, blog anterior à Epic Play Brasil.

Foto de perfil de Jean Felipe
Epic Play - fundador, organizador de eventos relacionados a games, criador e editor de conteúdo, programador, designer e "desbravador" em publicidade.

3 Respostas

  1. Não gostei muito do Ass. Creed 3!!

  2. Não há cópia, mas ambas as obras bebem das mesmas fontes. As semelhanças são evidentes porque ambas tratam do “caminho do herói”. Na verdade, vemos o mesmo em muitas outras obras de ficção.

  3. Eu gostei muito da história de Assassin’s Creed 3, com exceção do finalzinho que, convenhamos, foi feito pra abranger a franquia com todos esses episódios infinitos que andam surgindo. O maior problema do AC3 é a jogabilidade no meio dele que fica entediante. PS: ótima matéria!

Deixe sua Opinião

Esqueci a Senha