SEGA Holdings

ProjetoSEGA.com.br
Brasil Filmes Games Marcas / Franquias Séries Tecnologia
Seguir Siga no Facebook
8.4

Opiniões

Confira a música empresarial oficial da SEGA, “Young Force”

Confira a música empresarial oficial da SEGA, “Young Force”

Durante o passar das décadas, músicas que representam a empresa têm sido uma tradição em empresas japonesas. As músicas têm a intenção de expressar o espírito da empresa e ajudar a estreitar os laços entre os empregadores e empregados, e às vezes são até cantadas diariamente em empresas grandes, desde companhias eletrônicas à companhias de construção local.

No início dos anos 90, a SEGA começou a expandir como nunca antes. A empresa havia acabado de criar o mascote Sonic the Hedgehog, feito através de um convite da empresa a todos os funcionários para bolar um mascote que pudesse rivalizar com o Mario. Seguindo a bem sucedida criação de Sonic, a SEGA pensou que seria uma ótima ideia criar uma música da empresa através da mesma fonte. O ex-chefe de marketing da SEGA, Mike Fischer, recentemente conversou com o site Polygon sobre a música da empresa, “Young Force”.

“Logo depois que entrei na SEGA em 1990, os negócios da empresa realmente começaram a decolar, especialmente no mercado internacional (não-japonês) com o lançamento do Mega Drive. A empresa começou a expandir rapidamente, e como a maioria das empresas grandes do Japão tem uma música, foi tomada a decisão de que a SEGA também deveria ter uma.”

“Sonic the Hedgehog foi criado através de um convite feito a todos os funcionários para enviarem ideias para um mascote que pudesse rivalizar com o Mario. Um funcionário chamado Naoto Ohshima veio com a ideia para Sonic, e foi um sucesso tão grande que a empresa tomou uma abordagem semelhante para a música da empresa, pegando ideias dos funcionários. A música escolhida foi ‘Young Force’, criada por Eiichi Takahashi.”

“Eu o conheci um pouco depois que a música foi gravada, e me voluntariei a ajudar num clube de estudos de língua inglesa na empresa, e ele era um membro”, disse Fischer. “Eu lembro que ele me disse ter recebido algumas partes de estoques da SEGA como prêmio por ter vencido a competição da música.”

“Eu perguntei a Takahashi uma vez de onde veio a inspiração, e ele apenas disse que pensou que os ideais da empresa pareciam uma escolha natural. Uma coisa engraçada é que Takahashi não era de nenhuma das equipes criativas; ele trabalhava em um departamento de aquisição de peças.”

“Os ideais eram parte de um ritual de segunda-feira pela manhã de muito antes da música ser criada, e nós os recitaríamos juntos no início de uma reunião”, disse Fischer. “O slogan principal era ‘Criatividade é Vida’, mas havia vários outros valores da empresa e slogans que citaríamos. Alguns deles entraram para a música, alguns não. Havia frases como ‘sociedade avançada com propriedade intelectual’ e ‘trabalhar juntos para alcançar nossos objetivos’ (Elas soam igualmente esquisitas em japonês).”

“Uma vez por ano, a SEGA fazia uma reunião com todos os funcionários num local externo, onde todos cantariam a música junto com um instrumental gravado (como um karaokê em grupo)”, acrescentou Fischer. “Parece que a música foi relançada depois em algumas coletâneas de músicas de jogos da SEGA, mas eu nunca vi nenhuma delas.”

Uma coisa interessante é que “Young Force” teve um cover em vários episódios do anime Hi☆sCoool! SeHa Girls, que você pode conferir no vídeo abaixo. Além disso, na escola das garotas, há um quadro onde está escrito “Criatividade é Vida”, que pode ser visto (escrito em japonês) aos 18 segundos do vídeo abaixo. Que belo fan service, não?

E você, o que acha da música?

Video Thumbnail

Via Polygon 

Deixe sua Opinião

Esqueci a Senha