Sonic Evolution

Brasil Games PC
Seguir
9.4

Opiniões

DdE #3 – HDK, finalizando personagens do Sonic Evolution e fórum

DdE #3 – HDK, finalizando personagens do Sonic Evolution e fórum

Antes de publicarmos um Diário de Evolução (DdE) sobre os outros personagens do jogo como os chefes, e também novos gimmicks e SOBRE OS CENÁRIOS DEFINITIVOS, é importante falar do que está ainda em foco no desenvolvimento do projeto e sobre a agenda do jogo.

Como assim, cenários definitivos?

A fase apresentada no trailer inicial e que andou junto com o início do projeto do game, foi descontinuada, para dar espaço a uma fase real para Sonic Evolution. Aproveitem para dar uma última olhada nela. Teremos outra muito parecida com a mesma, mas finalizada, com elementos sônicos pelo cenário, diferente desta que foi apresentada em nossa versão demo alfa para testes da engine e para o trailer de divulgação. Esperem boas surpresas nos próximos updates com cenários realistas trazidos para Sonic de forma inteligente.

Green Cliffs – Nome original da fase “original” do jogo

Hedgehog Development Kit atualizado

Um pouco de “papo de desenvolvedor” aqui…

A HDK é um pacote de códigos e objetos que rodam dentro da Unreal Engine 4, que oferece a base para o projeto. Nela se encontra códigos de objetos como molas, anéis, personagem, animações e instruções sobre como cada coisa interage. Desenvolvemos ela nos baseando nas regras de programação orientada a objeto, que é totalmente suportada na plataforma de programação visual da Unreal Engine 4, chamada de Blueprints. No geral, mais de 95% do nosso código é feito diretamente nesta plataforma, por ser mais fácil e prático. Depois o empacotamento do jogo é traduzido para código C++, sendo assim bem rápido para rodar nos processadores.

O início da HDK se deu em abril de 2015, quando havia necessidade de ter um novo framework para sustentar a mudança de plataforma do jogo da Unreal Development Kit para a Unreal Engine 4. Na UDK, temos o Sonic GDK, criado pelo Xaklse. Porém não era possível reutilizar, pois a linguagem da UDK era a Unreal Script, uma linguagem de script que era interpretada pelo processador (por isso sendo mais lenta, uma das razões pela qual foi substituída por C++), assim sendo necessário criar um novo framework.

Video Thumbnail

No início, ainda um pouco na dúvida sobre assumir ou não a tarefa de ter que fazer uma nova framework, houveram algumas complicações e também foi necessário aprender diversas coisas novas para por a mão na massa. Porém, mais pessoas foram se interessando e participar e o projeto se tornou viável para trabalhar. Você pode ver todos os que participaram na HDK neste link externo do Chaos Force Studio.

Hoje, a HDK já foi toda reescrita do que era anteriormente, para ficar no estado mais profissional e mais livre de problemas.O objetivo primário da engine era para rodar o Sonic Evolution, mas outros jogos, como o Ashura Dark Reign, já estão usando a HDK, também.

Atualmente o framework está em fase de polimento e colocação de recursos extras de acordo com a necessidade dos jogos que a utilizam. Após 2 anos de trabalho nela como projeto separado, é bom ver que finalmente está estabilizada para uso em um jogo do começo ao fim. A engine é fechada e não tem distribuição além de executáveis de jogos feitos com ela.

Abaixo algumas imagens de dentro do sistema.

Agenda de desenvolvimento

Para acompanhar de perto mais atualizações menores e frequentes sobre o jogo, você pode seguir a página do desenvolvimento (Devlog) da Chaos Force Studio no Facebook. Às vezes, também publico alguns posts relevantes no grupo Sonic Brasil.

Para se ter uma ideia geral de como as coisas são feitas, podemos entender que primeiro é feito as bases do projeto, em programação. Depois, elementos visuais interativos como personagens e itens, e por último o desenvolvimento das fases. Um pouco de cada é feito em paralelo, pois senão não haveria vídeos e imagens para mostrarmos agora. Assim que o processo de programação acabar, o foco passará para terminar todos os elementos visuais interativos, que também já estão bem avançados, como foi mostrado no último post, e então focar somente nos elementos das fases, assim como cenas e chefes. Se as fases fossem o foco imediatamente, as mudanças de arquitetura do código teriam forçado que muitas coisas fossem deletadas e refeitas, e isso seria trabalhoso.

Agora, vamos soltar algumas imagens e vídeos de desenvolvimento. Acalmem os corações. Sim, Silver será jogável. Telecinese e tudo mais. Temos também o Fang em desenvolvimento e outros. Ainda poderão haver algumas mudancinhas em cada personagem. Ah, jogamos um modelo 3D de inimigo publicado na nossa página do Facebook, também.

Video Thumbnail

Entediante, mas necessário… Modelando objetos e os colocando para a “cidade” em Sonic Evolution.

Video Thumbnail

Green Cliffs, fase descontinuada, mas usada para testar a gameplay do jogo Sonic Evolution. Vídeo gravado em 2016, antes do primeiro trailer do jogo.

O logotipo e nome do jogo são prévios, conforme anunciado no primeiro trailer… Tem alguma ideia para o nome de Sonic Evolution? Estamos pensando em manter o mesmo, devido a pedidos de nossos seguidores. Se continuar assim, vamos manter o nome oficialmente a partir do DdE #4.

Posted by Chaos Force Studio on Wednesday, March 29, 2017

E o futuro Fórum da Epic Play

Uma ideia antiga que eu, Ricardo, sempre tive, era de poder ver uma comunidade boa de pessoas interessadas ou já atuantes nos campos de arte, música e desenvolvimento de jogos e arte no geral. Por isso nós andamos conversando e decidimos fazer um fórum que atendesse a essa necessidade que temos hoje no nosso país, além de ser um grande hub para os gamers fã da SEGA no geral. O Jean já está trabalhando para que possamos ter esta plataforma dentro de pouco tempo, tanto é que nos é conveniente anunciá-la agora.

Hoje, a arquitetura das redes sociais como o Facebook não tem se mostrado tão adequada em casos específicos em que fóruns atendem muito melhor, tanto é que no exterior, as pessoas não os substituíram, diferente do Brasil que temos pouquíssimos fóruns ativos. Aliando esta nova ferramenta, internamente ao sistema já conhecido da Epic Play, tornando-a quase uma nova rede social, poderemos fazer que cada vez mais pessoas se interessarem por esses assuntos, fazendo-os desenvolver por conta suas idéias, expor e discuti-las com outras pessoas. Queremos incentivar mais pessoas a fazerem fã games, jogos e artes em geral no Brasil como nós e muito mais!

Esperamos que essa ideia possa contribuir ao próximo para fazer trabalhos incríveis no futuro, além de ajudar a divulgar e valorizar os talentos daqueles que estão ao nosso redor, rejeitando a mediocridade e cegueira intelectual que infelizmente foi conquistando e imperando cada vez mais no pensamento do brasileiro das últimas décadas. O fórum ficará pronto junto do DdE #4.

Foto de perfil de Ricardo Raionhardt
Artista 3d, especializado em diversos programas, como 3Ds Max, Photoshop, ZBrush, Unreal Engine, Substance Designer/Painter, Speedtree e outros. Desenvolvedor e fundador do Sonic Evolution.

6 Respostas

  1. Agora melhorou, hehe

  2. Chaos Force Studio Como o Silver funcionara no jogo? Ele tbm tera a velocidade presente em Sonic e Shadow?

  3. Silver é massa demais. <3

  4. O Fang também vai ser jogável ou vai ser só vilão conforme o enredo do jogo no segundo diário?

Deixe sua Opinião

Esqueci a Senha