Sonic Mania

Games PC PS4 Switch Xbox One
Seguir
9.5

Opiniões

A evolução VISUAL nos jogos de Sonic – Sobre adaptações em suas gerações

A evolução VISUAL nos jogos de Sonic – Sobre adaptações em suas gerações

Desde o primeiro jogo da franquia, a SEGA sempre vem se superando com o ouriço azul e inovando à sua forma, principalmente no quesito gráfico. A Sonic Team é muito talentosa, sempre renovando e apresentando novos conceitos, variando desde o estilo mais cartoon, até o mais realista, sempre com o intuito de se adaptar com as tendências predominantes na época em questão. Vamos ver sobre alguns jogos:

Sonic The Hedgehog 1 – Mega Drive (1991)

Sonic 1 foi um estouro para a sua época, pois este apresentou sprites 4 vezes maiores que o comum, contendo mais detalhes e cores vibrantes. Este também fez um excelente uso do paralax, efeito que traz uma ilusão de profundidade, ao fazer com que os diversos planos de fundo se movimentem em velocidades diferentes, pois enquanto o Sonic usava de 4 a 6 planos, os outros jogos eram muito simples usando apenas 2. Outro detalhe, é que os desenvolvedores criaram uma técnica que consiste em formar uma composição de “quadrados” nos tilesets, ou “chão” de forma curta e grossa, com o intuito de destacar ainda mais a velocidade do nosso herói.

Sonic The Hedgehog 2 – Mega Drive (1992)

Sonic-2-1

Sonic 2 praticamente melhorou tudo o que tinha no seu antecessor. Consequentemente, os gráficos também melhoraram, pois tudo está mais limpo e fizeram melhor uso da palheta de cores, sem contar que o efeito paralax é ainda melhor do que antes. Agora o azulão possui mais animações, deixando tudo mais fluido. Destaque para a Metropolis Zone, que possui cenários compostos por cilindros “3D” gigantes.

Sonic The Hedgehog  3 – Mega Drive (1994)

Sonic 3 veio com tudo, apresentando melhora radical. O estilo artístico mudou drasticamente, com mais detalhes e realismo. Novos efeitos foram acrescentados, como o fogo que destrói a Angel Island no Act 2, além de nessa mesma fase, possuir umas plantas e outros detalhes que trazem mais sensação de profundidade. Sem contar que este game extraiu, DE FATO, toda a potência do hardware do Mega Drive, mostrando que o console da SEGA era capaz de apresentar gráficos tão bons quanto seu rival SNES, mesmo com uma desvantagem sobre a memória RAM (128KB contra 64KB) e resolução de imagem.

Sonic R – Sega Saturn (1997)

6

Apesar de Sonic The Fighter (jogo de luta para arcades do ouriço azul) ter sido o pioneiro a apresentar personagens feitos de polígonos, ainda sim, Sonic R foi o mais conhecido por trazer a sensação de 3D na franquia. Graças ao poder do Sega Saturn, foi possível apresentar gráficos com ótimas texturas e efeitos para sua época, como a água mais realista, névoa, chuva e afins. Infelizmente, como o Saturn era um console com um hardware muito complexo, os desenvolvedores se limitaram em criar apenas um jogo de corrida. Outro problema, são os cenários que vão aparecendo gradativamente, quebrando a imersão.

Sonic Adventure 1 – Dreamcast (1998)

5

Então, o Sonic entrou de vez para o mundo 3D! Com um console ainda mais poderoso, foi possível desenvolver um jogo tridimensional sem problemas. Sonic Adventure nos apresentou cenários amplos, gráficos mais vivos e realistas, sem contar que usaram recursos gráficos nunca vistos até então, como por exemplo, os raios do sol refletindo sobre o personagem. Apesar da modelagem ser bem feita, os personagens se comportavam de forma estranha, mas considerando que é um jogo de 99, já era um bom começo. Vale destacar a perseguição da Orca na Emerald Coast, tudo isso para mostrar do que o Dreamcast era capaz, além de misturarem cenários de fundo com FOTOS REAIS tiradas pela Sonic Team em suas viagens pela produção do jogo, junto ao gráfico do 3D do mesmo.

Sonic Adventure 2 – Dreamcast (2001)

SA 2 veio com o objetivo de aproveitar toda a potencia do Dreamcast. Para que isso fosse possível, foi necessário criar uma engine inteiramente nova, sendo assim, possível ter gráficos ainda mais realista, texturas ainda mais detalhadas, novos efeitos e muito mais. Ou seja, tudo que já era bom no Adventure 1, foi potencializado. Para 2001 era algo extremamente lindo: Os personagens possuiam modelagens mais caprichadas e nas cutscenes eles se comportavam melhor, as sombras interagem com os personagens, não se tratando apenas de texturas, etc.

Sonic Heroes – PS2, GameCube, Xbox e PC (2003)

Com Sonic Heroes, a Sonic Team provou que eles não tem medo de inovar, pois desta vez a direção artística seguiu um caminho mais surreal, com cores mais vibrantes e ambientes exóticos, mudando drasticamente o conceito dos Adventures. As texturas são mais “limpas”, e foram adicionados mais detalhes, como os “matinhos” e as flores na Seaside Hill. As sombras também receberam mais atenção. Os personagens foram todos remodelados, já que agora eles contém mais polígonos, permitindo animações mais fluidas e próximas ao desejado.

Sonic Unleashed – PS3 e Xbox 360 (2008)

8

Essa provavelmente foi a evolução mais radical da franquia, visualmente falando. A Sonic Team mostrou que não estava de brincadeira, nos apresentando a sua atual engine gráfica, chamada de Hedgehog Engine, que permitia gráficos, iluminação global e sombras ultra realistas. É abismal a qualidade gráfica que Sonic Unleashed (primeiro jogo a utilizar a Hedgehog Engine) mostra, pois tudo é super detalhado e as sombras globais estão a beira da perfeição, interagindo com tudo, desde os personagens, inimigos, objetos… Tudo! Os personagens estão muito mais próximos de CGIs, de forma espetacular, remetendo aos filmes da Pixar. Uma curiosidade é que para renderizar todo o Unleashed, foi necessário o uso de CENTENAS de computadores de última geração.

Menções honrosa:

Sonic 3D Blast: Este jogo tentou  apresentar um “pseudo 3D”, ou seja, é um jogo isométrico com gráficos pré renderizados. O que chama a atenção é a “liberdade” que o jogador tem nas fases e suas formas de completá-las. Outro detalhe são os gráfico, que usaram a mesma tecnologia de Donkey Kong Country: Ela consiste em modelar tudo em 3D no computador, e depois criar sprites com base nesses modelos, assim possibilitando gráficos melhores e mais limpos, visando as limitações do Mega Drive.

Sonic the Hedgehog 2006: Talvez, de todos foi o jogo que mais tentou se aproximar de um visual realista. Tudo remetia ao realismo, até mesmo os modelos dos personagens que pareciam mais humanoides ou as cidades e cenários gerais que tinham modelagens mais próximas para se parecer com o nosso mundo real. Muitos até hoje defendem que Sonic deveria seguir um estilo de arte mais realista, como neste jogo.

soniccolours1ni0f

Sonic and the Secret Rings: Totalmente fora da caixa, o jogo mostra gráficos de ponta para o console Wii da Nintendo, oferecendo cenários exóticos que tinham base no livro das 1.001 noites nas arábias. O estilo gráfico se seguiu de forma igual no seu sucessor, Sonic and the Black Knight.

Enfim, não foi possível abordar tudo, já que alguns jogos não possuem mudanças tão drásticas neste quesito. Sonic Colors, apesar dos gráficos excepcionais, são inferiores ao Unleashed, por ter sido lançado em uma plataforma que não suporta a resolução HD. O Sonic Generations usa a mesma tecnologia do Unleashed. Já o Lost World, segue uma direção artística totalmente diferente, apresentando gráficos ultra simples, mas coloridos e “fofinhos”. Seja como for, a recusa em aprimorar sempre a mesma direção gráfica revela o quanto a Sonic Team é dedicada em apresentar novos conceitos, empenhada em agradar fãs de todas as idades.

Atualizações: Sonic Mania trouxe um visual mais próximo ao Sonic clássico de Sonic Generations, com uma cor basicamente igual à dele. Já em Sonic Forces, parece que a evolução visual foi minimalista, abrangendo o realismo do personagem junto da evolução tecnológica dos consoles.

E vocês? Comentem o que acharam dessa evolução visual que ocorreu ao longo dos anos. Qual foi o jogo ou elemento mais impactante?

Atualizado por: Jean Felipe

12 Respostas

  1. Ótimo texto André com relação a evolução gráfica a Sonic Team fez um excelente trabalho sempre melhorando e inovando! Um jogo que destacou pra mim e não foi citado é o Sonic Shuffle que usa gráficos estilo desenho animado (Cell Shading) e bem que um jogo futuro poderia usar essa tecnologia novamente, fica bonito e diferente! :)

    Off post: em relação ao novo formato do site eu particularmente não gostei pq além de estar pesado pra carregar tem informações que não são da franquia Sonic tornando um site genérico, prefiro o velho formato!

  2. prefiro o unleashed em todos os quesitos;)

  3. Sonic the Hedgehog 2006 é meu preferido no quesito “visual” justamente pelo que foi dito no texto. Sonic deveria ter continuado naquela linha pq aquilo era épico. Mim julguem.

  4. A trilogia do Mega drive apesar de ser um clássico tem gráficos que agradam até nos dias atuais! Sonic 3d blast do Saturn tbm possui lindos gráficos! Sonic heros do game cube contem gráficos ótimos! Sonic unleashed Hd e Sonic generations Hd possuem gráficos incríveis mas Sonic unleashed Hd não tem como negar seus gráficos são os melhores feitos até hoje a Sega capricho nesse game e pra finalizar Sonic lost world do Wii não deixa por menos e apesar de ser bem colorido remete bem muitas coisas do trilogia clássica do Mega mas com toda magia do 3d mostrando que Sonic em 3d consegue ser fantástico como o 2d

    • Obrigado por comentar! :)

      Adorei a sua colocação, e concordo plenamente! É inegável o capricho que a Sonic Team tem, principalmente no quesito gráfico.

  5. Os gráficos dos jogos do Sonic são muito lindos e detalhados. Acho que do que me lembro, apenas não gostei do gráfico do Sonic Battle e do Sonic Chronicles.

    O Sonic Unleashed HD é muito bonito, todas as fases do Sonic são maravilhosas. Eu gostaria muito de ver uma fase mais surrealista com esta mesma qualidade gráfica, uma fase como a Music Plant do Sonic Advance 2, por exemplo. xD Chao Garden também seria muito bom.

    E o gráfico do Sonic Lost World me surpreendeu bastante, sendo este um dos pontos que gostei neste game. Acho muito bonito o background, principalmente em fases onde é possível ver o mundo lá em baixo, eu achei bem bonito. *—*

    • Hahaha, muito bom!

      Na verdade, temos um jogo com gráficos do Unleashed, mas com direção artística surreal, o Generations! Eu também adoraria ver mais jogos com a mesma premissa, seria sensacional!

      Lost world em si é super emocionante! Eu mesmo, fico todo arrepiado quando vejo gameplays deste jogo! É tudo maravilhoso, as jogadas de câmera, o estilo artístico, as musicas, tudo! =)

  6. Evoluções épicas !!!!!!!!

  7. cara os graficos q eu mais prefiro nessa lista são os graficos do adventure 2 eo unleashed hd.

    • Hahaha, eles são grandes evoluções para suas respectivas épocas! =)

      • oq eu não intendi foi o titulo”Menção honrosa: Sonic 3D Blast – PC, Saturn & Megadrive”

        tipo eu gosto do 3d blast eu sei q ele não é uma maravilha como o 3 and knuckles mais é um bom jogo

Deixe sua Opinião

Esqueci a Senha