Shadow of the Colossus

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9.4

Opiniões

O que há por trás de Shadow of the Colossus?

O que há por trás de Shadow of the Colossus?

Desenvolvido e distribuído pela Sony no PlayStation 2, Shadow of the Colossus é sem dúvidas um dos mais aclamados títulos do console! É um game artisticamente magnífico, de uma aventura épica aonde desafiamos seres colossais pela tentativa de salvar uma garota sem alma.

Tendo os mestres Fumito Ueda como diretor e criador, Kenji Kaido produtor, e a equipe que produziu e trouxe a nós o mesmo “mundo” de ICO, em Shadow of the Colossus são travadas batalhas em um ambiente misterioso e perguntas vão nos surgindo a cada momento novo nesta aventura.

É interessante sabermos que esta seria inicialmente a sequência direta de ICO. Tanto a física e jogabilidade, como os cenários, os próprios colossos e muitos outros que não temos ideia, mudaram ao longo dos anos de produção. Então, temos em nosso conhecimento: ICO, NICO, a demo da versão final, e só então Shadow of the Collosus (calma que vamos chegar lá). É possível encontrar uma vasta quantidade de curiosidades, mistérios e segredos que esta incrível obra guarda.

Conhecendo a história de um mundo “vazio”

Atenção para os spoilers: A história de Shadow of the Colossus se resume basicamente em um protagonista chamado Wander e a sua fiel égua chamada Agro invadirem a “Região Proibida” (ou Forbidden Land, em inglês) para salvarem a garota chamada Mono, que teria sido sacrificada por crenças de que ela possuía um espírito amaldiçoado. O cenário do jogo consiste de um vale diversificado em uma região montanhosa, com a vista para o mar no sul. Wander está à procura de Dormin, uma entidade sem corpo que segundo a lenda de seu povo é capaz de retornar as almas para este mundo.

Video Thumbnail

Ao chegar no Templo de Adoração, Dormin que é interpretado por duas vozes, uma masculina e outra feminina, explica à Wander que para ressuscitar Mono seria necessário que ele derrubasse todos os 16 ídolos, os quais se encontram encarnados em forma de colossos e que só é possível destruí-los usando a Espada Ancestral, roubada por Wander de Lord Emon.

O Lord Emon é um xamã respeitado por dominar o poder da magia e ser um grande conhecedor de Dormin. Ele se juntou com alguns guerreiros logo no início da trama para impedir que o protagonista consiga tal façanha.

Ao decorrer do jogo, a cada colosso destruido, o corpo de Wander vai tendo transformações, adquirindo marcas e chifres, enquanto a Mono vai melhorando a sua aparência. Mas o preço para tê-la de volta não era apenas isso. No final do jogo, é revelado a verdadeira intenção de Dormin: Os 16 colossos não eram ídolos que limitavam o seu poder e sim selos que prendiam o seu espírito demoníaco. A história acaba com Wander sendo possuído, e renascido como um bebê de chifres. Mono aparentemente cuidará do protagonista, após o final do jogo.

NICO-dvd

De ICO para Shadow of the Colossus

Muitos especulam que Shadow of the Colossus seria na verdade a sequência de ICO, que veio antes, em 2001. Mas na linha do tempo desta história, o jogo é o passado de ICO.

No inicio do projeto, Shadow of the Colossus foi chamado de “NICO” (vem de “Ni” em japonês que significa “dois”). NICO chegou a ser desenvolvido para PC e em 2003 foi apresentado em um evento onde mostraram personagens a cavalo enfrentando um colosso. O fato curioso é que as pessoas tinham chifres, assim como o protagonista de ICO e Wander posteriormente. Além disso, nota-se pelo cenário uma semelhança incrível com Shadow of the Colossus, porém com um terreno bastante plano e somente algumas rochas. As montanhas eram apenas para limitar o cenário do jogo. Até mesmo algumas pré-vendas de NICO foram feitas no Japão, a qual seria uma versão especial que viria com um DVD sobre o projeto. Mas, Fumito Ueda resolveu desviar tal sequência de ICO e ele foi então decidido a seguir com o projeto por outra direção. Sendo assim, NICO foi considerado a versão prévia de Shadow of the Colossus.

Durante a produção, a equipe mudou a física do game focando em algo muito mais realístico, como por exemplo, permitir ao jogador caminhar sobre o colosso dependendo da inclinação de suas costas ou outras superfícies, que Wander se movesse e balançasse de acordo com o movimento da criatura, ou que a égua Agro tivesse movimentos próprios. “Uma égua de verdade… nem sempre te obedece” pronunciou Fumito Ueda.

Ueda também se preocupou com o ambiente, iluminação e saturação das cores do jogo para propor a sensação de “zona proibida” da região, combinado com as trilhas sonoras para propor a solidão do personagem. Interessante, não é mesmo?

Mas as modificações não param por aí. Foi divulgado também uma demo do próprio Shadow of the Colossus, sendo que através do mesmo foram descobertos vários mistérios da série. Os jogadores que tiveram acesso à demo puderam explorar o jogo em um mapa relativamente diferente e caminhar em locais inexploráveis e bloqueados na versão final.

Só então tivemos a versão original lançada para o PlayStation 2, que querendo ou não, herda diversos aspectos das versões anteriores, e até mesmo do próprio ICO. Hoje Shadow of the Colossus se passa no mesmo ambiente de ICO, e Wander é um antepassado de seu protagonista.

O que ficou para trás na versão beta

Colossos excluídos

Fumito Ueda tinha em mente 48 colossos diferentes, e para o projeto inicial (NICO) seria um total de 32, no projeto final foram criados 24 para Shadow of the Colossus, mas, lançados apenas 16. Temos imagens, dicas, rastros e várias outras informações destes colossos.

Há alguns arquivos da versão beta nomeados de “dead.sts_cp3” que estão numerados em ordem, porém faltam alguns números, são exatamente os colossos removidos. 8 arquivos de 24 foram excluídos do jogo. Mas, pelo menos, as imagens e informações deles foram reveladas no artbook. Segue abaixo:

Devil

Conhecido também por Pholux, este que se assemelha a uma gárgula seria um colosso pequeno, e depois de enfurecê-lo teria que usar a grama para se esconder e então subir nele pelas costas.

Griffin

Batizado pelos fãs de Kyos, o jogador poderia enfrentá-lo usando a Agro e sua fraqueza seria o medo do fogo. Apesar do nome, ele não poderia voar e o rumor de seu defeito foi que ele ficou muito repetitivo e frustrante por ser difícil de se manter em cima dele.

Monkey

O Monkey, assim chamado, ficaria pendurado no teto de uma caverna e Wander poderia atacá-lo quando ele caísse, não se sabe como, provavelmente o Monkey se soltaria para atacar o jogador.

Phoenix

Chamado também de Adar Flam, se assemelha mais com uma avestruz do que com uma fênix. Mas, em compensação seu corpo se envolveria em chamas e para subir nele seria necessário afundá-lo em um lago.

Roc

Ou Avus, mais conhecido como “Black Bird”, é o colosso mais famoso entre os excluídos por aparecer em um dos trailers do jogo final. Derrubaria ele usando o arco e ajuda da Agro. Talvez tenha sido removido por parecer muito com dois outros colossos, o Phalanx (a serpente da areia) e Avion (o quinto colosso que se parece com uma águia). Confira um vídeo de poucos segundos deste colosso.

Sirius

Seria um colosso relativamente pequeno e muito agressivo. Com a aparência de um javali, teria uma arena aberta sem muitos obstáculos, assim o jogador teria de prendê-lo em monumentos de pedra próximos, alguns do mesmo tipo que são vistos no jogo atual.

Spider

Chamado pelos fãs de Aberth, é o colosso com maiores motivos para a remoção. Segundo Fumito Ueda, teria que ter um ataque exclusivo para enfrentá-lo. Além disso, há a questão da enorme dificuldade: Seus pontos francos estariam nas pernas e teria que usar a Agro para bater com a espada nelas. A jogabilidade da Agro não ajudaria muito, sem contar que o colosso teria um ataque de morte instantânea se acertar com as pernas.

Worm

E finalmente o último, batizado também de Dionin. Pouco se sabe sobre este, especulam-se que sua retirada foi feita também pela sua dificuldade, já que exigia uma arena muito grande e que talvez o seu ponto fraco seria na própria boca.

Possíveis Arenas

Há dezenas de vídeos que estão disponíveis na web de hacks que de alguma forma exploraram e ainda exploram regiões que ainda estariam em desenvolvimento ou que poderiam ser outras arenas de batalha contra os colossos além das 16 que conhecemos. Algumas dessas regiões só são possíveis localizar na versão demo, enquanto outras estão espalhadas no mapa do Shadow of the Colossus atual. Relembrando o mapa atual em comparação à versão de demonstração.

Ataques e elementos extras

Na demo existe um ataque exclusivo, nele é possível atacar com a espada enquanto se está cavalgando. Ataque que provavelmente seria usado para enfrentar alguns dos colossos que foram removidos (especula-se principalmente que seja o Spider).

Outro elemento interessante que possui na demonstração e foi removido é o “Olho do Colosso”, que seria uma espécie de câmera extra. Ele permitiria ver o campo de visão do colosso o qual estaria enfrentando.

O que há na versão final

itens

Jardim secreto

O Hidden Garden fica no topo do Templo de Adoração (santuário de onde começamos o jogo). Por trás do templo há um caminho de musgos pela parede, o qual você pode escalar. Mas é uma viagem difícil e antes de subir, trate de coletar o máximo possível de lagartos de rabo branco, encontrados em vários locais do mapa. Não adianta tentar subir se não estiver com o medidor de energia grande, pois não conseguirá. Lá em cima há os chamados Frutos Proibidos, que ao contrário dos demais, se ingeri-los a barra de HP diminui.

Há muitas especulações sobre um final alternativo referente a isso. Seria que se coletar todos os frutos e lagartos de rabo branco que há no mapa e depois subir ao Jardim Secreto, comer os Frutos proibidos e então enfrentar o último colosso, liberaria um final diferente. Mas, parece que isso não é realmente possível. Pode ter certeza que muitos tentaram e nunca conseguiram comprovar tal façanha.

Na versão do PS3, ao chegar no jardim secreto você recebe um troféu de conquista.

Modos extras

items

Depois de finalizar o game pela primeira vez é liberado três novos modos, são eles:
– Hard Mode: É o modo difícil. Nele os colossos têm mais pontos vitais, e em algumas vezes são ainda mais difíceis de alcançar, além de precisarem de mais golpes.
– Reminiscence Mode: Depois do Colosso derrotado, você pode ir na área dele e ativar esse modo para enfrentar novamente a criatura.
– Time Atack: Enfrenta todos os colossos dentro de um determinado tempo.

Itens desbloqueáveis

A cada dois colossos derrotados no Time Atack, é desbloqueado um item secreto, que varia de acordo com o nível de dificuldade que você escolheu. Itens na ordem e com os nomes traduzidos:

Modo Normal
1- Flecha Sonora
2- Manto da Força
3- Máscara da Força
4- Pedra detectora de lagartos
5- Galho detector de frutas
6- Máscara do Poder
7- Manto da Invisibilidade
8- Flecha Explosiva

Hard Mode
1- Arpão do Trovão
2- Espada do Sol
3- Galho detector de futas
4- Manto do Shaman
5- Pedra detectora de lagartos
6- Máscara do Shaman
7- Pano do Desespero (pára-quedas)
8- Espada da Rainha (espada do jogo Ico)

AgroColors

Agros diferentes

É possível também desbloquear a Agro em outros modelos:
– Ico Agro: Se tiver um arquivo do jogo ICO salvo no memory card, um Agro com uma mancha em forma de “I” na testa será desbloqueado quando criar um novo game. (Não confirmado no PS3).
– Agro Marrom – Derrote todos os 16 colossos no modo normal com o Time Atack. Depois basta ir na tela inicial, segurar o Quadrado e então X.
– Agro Branco – Derrote todos os 16 colossos no modo hard com o Time Atack. Depois basta ir na tela inicial, segurar Círculo e apertar X.

Artes Conceituais

Um pouco mais do processo de desenvolvimento de um game está nas artes e esboços de seu projeto. Torna-se interessante também analisar essas artes de Shadow of the Colossus. É notável abaixo vários desenhos de colossos que nunca existiram e também dos que foram excluídos.

Isso tudo é um resumo da criação de Fumito Ueda, esclarecendo alguns mitos e organizando certos rumores, porém, muita coisa ainda está oculta. Está claro que a produção de Shadow of the Colossus teve várias “idas e vindas”, algo bastante familiar com o próximo jogo deste mesmo universo, The Last Guardian.

Foto de perfil de Sheyla Marques
Criadora do Projeto SEGA Brasil, formada em Tecnologia em Redes de computadores. Trabalho com E-commerce e Digital Marketing. Apaixonada por games, aprecio o contexto histórico, cultural, musical e principalmente artístico dos mesmos.

35 Respostas

  1. Esse sem dúvida é um dos melhores jogos da história.
    O suposta morte do cavalo o Aron foi muito chocante ,minha namorada chorou,sensacional

  2. Nas palavras da desciclopédia : ” um jogo mal feito que deu certo”.
    Joguei cheguei até o final, 16 colossos. Os colossos são muito maneiros, o clima do jogo é bom, uma boa música instrumental de clima.
    Mas vamos ser realistas, o que existe entre aquele templo onde fica aquela menina deitada e os colossos que voce tem que matar ? Resposta : Nada. O jogo é só matar 16 colossos. Um vasto campo de cenário onde não tem nada, só uns lagartinhos e umas tartarugas de vez em quando rastejando. E outros grandes defeitos, a camera e os movimentos do personagem, são horríveis, 80% da dificuldade do jogo é por causa da camera e dos controles do personagens, onde uma tarefa simples de escalada ou montar no seu cavalo pode te matar de raiva. 9 horas de jogo no máximo.Nota 7,5, até Castlevania Lords of Shadow é muito melhor, nem quero comparar com Zelda Twilight Princess porque é covardia.

    • O ponto forte do jogo,era achar a área dos collossus.
      Fica procurando por dias,mais quando encotrava era sensacional

  3. o melhor site que entrei; em qual quadrante esta black bird

  4. melhor jogo d ps2 na minha opiniao

  5. Eu não entendo como todo mundo diz que faltava espaço no jogo pra novos colossus,mas o jogo contém apenas 2,5 gigas,então porque falta espaço? Embora só com isso tem momentos que o fps baixa enquanto se enfrenta um dos colossus,o que não diminui a grandiosidade dele que fez praticamente um milagre no play 2

  6. É um jogo cativante,cheio de mistérios que deveriam ser sanados com uma continuação ou com um reboot do jogo pra nova geração de consoles,imagina aí quando sesair o jogo The Last Guardian e voçê estiver fechando ele no modo difícil (ou fazendo algo dos extras sei lá)e liberar um trailer secreto mostrando um possível lançamento/reboot deste jogo com os 48 colossus da versão alpha,novos cenários,novos movimentos e cenas explicando mais do inicio e do fim da história,não ia ser massa?

  7. [Alerta de spoiler: Se nunca jogou e pretende jogar, não leia até ter terminado o jogo]Desculpa mas isso não faz o mínimo sentido. É possível ver claramente que Wander é possuído e até o último momento ele ainda é ele com sua alma sempre observando se sua amada voltou a vida. E quando a Momo desperta, ela dá uma boa olhada no local, e a reação dela não é de susto, mas de dúvida: ‘Onde estou? O que é isso” e ela não vai simplesmente até onde Wander está, ELA É GUIADA PELA AGRO, reveja o final e vc verá claramente isso, e pra reforçar, enquanto ela é guiada, ela vai admirando todo o templo onde ela está, logicamente demonstrando que não faz mínima ideia do que aconteceu e de onde está. E outra, quem disse que a Momo já não conhecia a (o) Agro? Ela e Wander parecem ser amigos dela, não é necessariamente somente Wander que tem ‘intimidade’ com a égua, logo ela tem todo o direto de fazer carinho em Agro e a mesma retribuir. E pra reforçar que é impossível ser Wander reencarnado em Momo, se ele estivesse reencarnado aí sim ela teria uma reação de surpresa e ficaria reparando seu próprio corpo quando levantasse, mas não foi isso que aconteceu, e ainda tem a surpresa e o toque feminino quando ela encontra o bebê.
    Bem, é isso, sua teoria é interessante, mas está equivocada, mas sua teoria tem sentido se nos pensarmos que partes da alma de Wander foi usada para revivê-la, porém não completamente, Momo é Momo, e Wander é Wander.

    • Concordo com você, porém é obvio que a alma de Wander foi usada para revivê-la.
      O preço pago por Wander para reviver Mono não foi libertar a alma presa dentro dos 16 colossos. Libertar essas almas foi necessário para que Dormin, a entidade sobrenatural que realizaria a “magia” pela qual Mono seria revivida, fosse desselado. É comum que as coisas tenham um preço, quem já assistiu Fullmetal Alchemist sabe, a chamada troca equivalente. Sendo assim o preço pago por Wander pra trazer Mono de volta a vida foi sua própria alma, o que não significa que é a alma dele que foi pra Mono, mas que a alma dele foi usada como sacrifício para trazer a de Mono de volta.

      • Exato. ;D

      • Mano eu tenho uma nova descorberta inventada por mim (eu acho)
        Sabe tem uma parte do mapa que eu esqueci de Shadow of the Colossus que sabe aquele colossu se chamado Sirius pois é tem uma parte do mapa que eu achei ai sabe aquela parte em que vc tem que prender ele naquelas 2 pedras pois é eu achei essa parte eu acho que foi no Deserto sei nao pois faz muito tempo que eu achei ela até hoje eu estou com duvida será se o Shadow of the Colossus antigo está por traz disso,fica ai o mistério

    • Nao é Momo nao kkkkk é Mono kkkkk

  8. Gostei muito da sua teoria… e agora estou pensativa a respeito disso.
    Com certeza é um jogo e tanto.

  9. Eu queria falar isso em outro lugar, um lugar em que as pessoas leriam e saberiam da verdade, mas eu não achei outro lugar melhor…. gostaria de alastrar a verdadeira história deste jogo maravilhoso. Entendi ela assim que terminei e não encontrei ninguem na internet que tivesse a mesma ideia que eu, Zetsubou, dono do projeto Zetsubou Experience (que fique claro)

    Todos sabem que Dormin é Nimrod, que teve seu corpo espalhado por seus reinos e tudo mais…. tudo na religião cristã, as voz masculina e feminina seria os espíritos dele e de sua mulher. Isso todo mundo já sabe, agora entra a história, com base em cristianismo, que ninguem sabe e que é de autoria MINHA, não existe em outro lugar da internet o que vou falar agora, preparem-se.

    Wander mata os colossos, que são partes do corpo de Dormin (Nimrod) que na verdade são nada além de “edificações” com alma. Por isso essas “edificações” conseguem se mover, pois carregam partes da alma de Dormin. Ok, isso é obvio.

    Quando Wander MATA um colosso ele na verdade está “tirando a alma” daquele “objeto” que é tão grande pois Dormin é poderoso demais. aqueles tentáculos pretos que “entram” no wander (e é impossivel evitar que isso aconteça) são a alma de Dormin….. ok, até ai não tem problema nenhum, é até deduzível, mas agora vem a grande surpresa que apenas eu descobri até hoje: Wander está sendo tomado, pouco a pouco, pela alma de Dormin…. e a alma de Wander….. está saindo aos poucos do corpo dele….. e entrando…. em Mono.

    Sim, Wander está perdendo sua alma, e Dormin está cumprindo sua promessa, dando uma alma a Mono, esta alma, porém, é a própria alma de Wander.

    Complicado? acha que estou mentindo? por que aparece aquela luz branca depois que você mata um colosso? aquela luz tão bonita, e pq aquela voz feminina? será que é a voz de Mono? No cristianismo não acreditamos que a “alma” sai do corpo pela boca? e estaria ela entrando pela boca de Mono também (por isso ouvimos sua voz)

    Temos outras provas do que eu estou falando, vamos a elas:

    – Mono acorda, Mono está assustada? não! Agro vai até ela e ela faz carinho em Agro.
    – Mono foi levada até lá morta, não tinha como ela saber que lugar era aquele, ela não se assusta ao ver escombros, ao ver Agro, ela não chama por Wander, ela não faz nada… ela simplesmente se levanta e anda exatamente onde Wander está… E isto, meus amigos, é porque ela É o Wander!
    – Mono pega o bebê Wander sabendo que É o Wander, pois ela está com a Alma do WANDER!

    Ai vocês me perguntam: Como pode, então, o Wander ter voltado?

    Bom meus amigos, seria estranho se ele NÃO tivesse voltado.
    Eu explico: No cristianismo acredita-se que um bebê nasce com o PECADO ORIGINAL e que até ele ser batizado ele é um ser sem alma…. uma espécie de demônio por assim dizer. Então ele voltou Sem alma, pois a alma de Dormin foi exorcizada dele e a alma dele está com Mono.

    Podem chorar, podem espernear, podem dizer que não é isso e que tem uam explicação melhor, mas até hoje eu não encontrei nenhuma. Espero que tenham entendido e gostado de minha análise. (se quiserem publicar isso ou estudar em cima, por favor me citem)

  10. eu não sabia que agro era uma fêmea, achei que fosse macho

  11. e muito bom saber que esse jogo ainda continua tao atual e
    e ainda inovador pois tem tanto jogos antigos que nao consegui
    se manter na atulidade pois shedow of the colossus e um
    jogo epico e que ainda continua fazendo pelo simplis enrredo

  12. um mito não muito esclarecido shadow of the colossus seria posivelmente o 1 caussas no shadow of the colossus wander vira bebe no final no. ico eu acho possivel que wander seja ico a mono seria yorda

  13. Excelente artigo. A série de ICO são as minhas preferidas :3. Considero a série como uma obra de arte, os gráficos, as iluminações, a trilha sonora e a historia se encaixam harmoniosamente.

  14. Eu teria gostado muito de matar o Spider e o Worm u.u

  15. posso morrer em paz :’)

  16. Pelo visto, foi só eu que não consegui gostar desse jogo nem a pau ‘–‘ .Não teve nada que me agradou nesse jogo !

  17. já que o cara tinha tanto colosso sobrando, faz um SOTC 2 pow!!!

  18. Infelismente eu já me matei pra fazer esse final alternativo… E bem…. O resultado…. N existe final secreto! D: Outra coisa, ate hj existe um mistério por trás do jogo… Porem q nunca foi descoberto D:

  19. Uma curiosidade que ninguém comenta e vc encontra em alguns sites e vídeos, mas nunca fazem ligação:
    Não tem 24 Colossus no game, por causa da limitação de memória do DVD, sendo que no código de dados do game, tem o castelo inteiro de ICO dentro dos arquivos de SotC!
    Eles usaram a base de ICO e devem ter usado o castelo como Alpha, mas esqueceram de retirar e limitou a memória, um esquecimento que consome quase 1GB da memória final do game!

    • O seu deficiente, não cabia no jogo 48 colossos, daí veio a ideia de reduzir para 32, logo por alguns imprevistos se transformaram em 24, e desses 24 por causa da pressão que a filha da puta da Sony fez eles tiveram que se virar nos 30 e colocar o máximo que conseguissem, deixando apenas 16.

  20. Essa matéria ficou muito superficial, esperei por algo mais aprofundado… A história é muito misteriosa e complexa do que parece, por exemplo, teoricamente o SotC seria um prólogo ao ICO, e há quem diga que a vilã no ICO seria na verdade a Mono, que conseguia “vida eterna” roubando a vida das crianças com chifres, o que torna a jornada do wander ainda mais “triste”, onde dá a vida para salvar uma mulher que era realmente maléfica…

    • Cara, não tem nada nos jogos que mostre isso.

      • Não há nada que prove nada no jogo, esse é o doce na série. Em momento algum é dito quem é a Mono, o que ela é para o Wander. Sabe-se que ela está morta por ser amaldiçoada, e no final o xamã mostra claramente que “a merda foi feita”.
        E como o desenvolvedor mesmo admitiu que ICO é a continuação, a maldição da mono pode ser a causa do ICO, aí fica aquele gosto de “valeu de que derrotar os colossus?”

  21. Esse jogo sem duvida alguma merece uma versão para o PS4.

  22. Um dos melhores jogos já criados!

  23. Mt shoow esse jogoo será q vai ter mais um jogo da franquia se tiver me avisem Rs’

  24. Muito bom. Um jogo épico que marcou a era PS2.

  25. É incrível como depois de muitos anos ainda conseguimos nos surpreender com informações até então desconhecidas a respeito do game.

  26. SOTC <3

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