SEGA Holdings

ProjetoSEGA.com.br
Brasil Filmes Games Marcas / Franquias Séries Tecnologia
Seguir Siga no Facebook
8.4

Opiniões

Tectoy revela seu novo Mega Drive em edição limitada; saiba tudo sobre ele

Tectoy revela seu novo Mega Drive em edição limitada; saiba tudo sobre ele

classic_sonic__cg_style__by_mintenndo-d8rf7o3Na semana passada, a Tectoy iniciou uma contagem regressiva que terminaria no dia de hoje, onde finalmente revelaria o lançamento de seu novo console. As pessoas que assim desejassem, poderiam se cadastrar a uma lista de email para serem as primeiras a saber sobre o anúncio.

Após muitos rumores e especulações, finalmente a Tectoy revelou as características de seu novo Mega Drive. Assim como prevíamos, ele terá entrada para cartuchos originais e para cartão SD, com um visual semelhante ao do primeiro modelo do Mega Drive. Infelizmente, ele não terá saída de vídeo HDMI como muitos haviam previsto.

No entanto, é válido notar que, diferente do que muitos esperavam, o console não rodará através de emulação. O novo Mega Drive usará um circuito integrado que usa componentes semelhantes ao do console original. Ele virá com um controle clássico de 3 botões e 22 jogos na memória. O console custará R$399 (com desconto de 5% em pagamento via boleto) e será lançado em junho de 2017. A pré-venda pode ser feita através do site da Tectoy.

Seguem as especificações do console abaixo, assim como uma seção de perguntas e respostas tiradas direto do site da Tectoy, com alguns comentários pessoais.

Conteúdo da Embalagem:

  • 1 Vídeo game Mega Drive com cabo AC
  • 1 Joystick de 3 botões
  • 1 cabo de áudio e vídeo
  • 1 manual de instruções com certificado de garantia

 

 Conexões:

  • Conexão para jogos em mini SD card – FAT32
  • Vídeo composto PAL-M (RCA)
  • Áudio estéreo (2x RCAs)
  • Headphone com controle de volume 75mW por canal
  • Fonte de alimentação interna 110/220v automática 0,75Watts

 

 Processadores (integrados em um single chip):

  • MC68000 7,16MHz
  • Z80            3,58MHz

 Memória integrada

  • RAM sistema: 64K bytes
  • RAM som: 8K bytes
  • Vídeo RAM: 64K bytes
  • Resolução de vídeo (SEGA Original) 256 x 224
  • Pallet de 512 cores
  • Simultâneas: 64 cores (15 por Sprite de 8X8)

 

 Efeitos de Áudio:

  • 6 canais de modulação AM-FM
  • 2 canais de PSG (cada canal com 3 geradores de onda quadrada e mais um de ruído branco)
  • 1 canal analógico de 8 bits

 

Garantia:

3 meses

Jogos

  1. ALEX KIDD
  2. ALIEN STORM
  3. ALTERED BEAST
  4. ARROW FLASH
  5. BONANZA BROTHERS
  6. COLUMNS
  7. DECAP ATTACK
  8. E-SWAT
  9. FATAL LABYRINTH
  10. FLICKY
  11. GAIN GROUND
  12. GOLDEN AXE
  13. GOLDEN AXE 3
  14. JEWEL MASTER
  15. KID CHAMELEON
  16. LAST BATTLE
  17. OUT RUNNERS
  18. SEGA SOCCER
  19. SHADOW DANCER
  20. SHINOBI 3
  21. SONIC 3
  22. TURBO OUTRUN

 

Video Thumbnail

Prestes a celebrar seu 30º aniversário, a Tectoy não poderia deixar de comemorar uma data tão importante. E a maneira que encontramos para celebrar este momento será o relançamento do videogame de maior sucesso dos anos 90, o Mega Drive, em uma edição limitada. Atendendo aos pedidos de milhares de fãs, a Tectoy empenhou-se em reproduzir ao máximo as experiências inesquecíveis que somente o Mega Drive proporcionou.

Abaixo você encontrará perguntas e respostas que ajudarão você a entender melhor este projeto.

1) Este Mega Drive é igual ao original?

    Não. Porque os principais componentes do Mega Drive original não são mais fabricados.

2) Os componentes do Mega Drive são iguais aos originais?

    Não, pois os originais já não são mais fabricados.

3) O Mega Drive é um emulador? Processa os jogos com componentes similares aos do console original ou roda os jogos via emulação?

    O Mega Drive não é um emulador. O aparelho possui um circuito que integra componentes similares aos do produto original, uma vez que os circuitos integrados originais não são mais fabricados.

4) O Mega Drive roda todos os cartuchos?

    O Mega Drive roda a maioria dos cartuchos do console original. Alguns cartuchos podem não funcionar por causa das diferenças em relação ao hardware e software originais.

5) A Tectoy vai relançar cartuchos para o Mega Drive?

    Até o momento não há uma definição. A Tectoy gostaria de lançar cartuchos, mas para tanto é preciso negociar as licenças, um assunto complexo em se tratando de jogos e marcas criadas décadas atrás.

6) Posso inserir mais jogos no cartão micro SD?

    Os jogos inseridos no SD card, fornecido junto com o Mega Drive, foram devidamente testados pela Tectoy no que tange a sua compatibilidade como hardware assim como foram obtidas todas as licenças necessárias para a sua comercialização. Tecnicamente é possível se adicionar conteúdos a este cartão, sendo, contudo, responsabilidade do consumidor os testes de compatibilidade assim como as licenças necessárias.

7) É possível salvar os jogos?

    Não. Só é possível salvar o jogo caso o cartucho utilizado possua essa função.

tectoy_megadrive

8) Por que o Mega Drive não tem HDMI?

    A grande maioria das TVs à venda no mercado brasileiro dispõe de entrada de vídeo composto (RCA), compatível com a saída do Mega Drive. Acrescentar a saída HDMI ao console elevaria o preço final do produto para o consumidor sem o aumento da resolução original.

9) Vem com quantos controles? Dá para comprar controles adicionais?

    O produto inclui um joystick com fio de 3 (três) botões no tamanho original. É possível comprar joysticks extras através do site oficial

10) Posso utilizar joysticks dos Mega Drive antigos?

    Sim, desde que sejam joysticks originais do Mega Drive.

11) Os acessórios, como Game Genie, Sega CD, Power Base Converter, 32x Meganet, Activator, Mega Mouse e multitaps funcionam no Mega Drive novo?

    Não

12) O Mega Drive funciona em TVs de LCD, LED, Plasma etc?

    Sim, desde que o televisor possua entrada AV.

13) Como configurar na minha TV o formato de tela para não distorcer a imagem?

    A Tectoy recomenda configurar a TV para o formato de tela 4:3.

14) Qual a resolução da saída de vídeo do novo Mega Drive?

    A resolução é igual a original, ou seja, 320×240 pixels

15) O novo Mega Drive é capaz de dar saída de vídeo no padrão RGB com os cabos corretos, como o Mega Drive original fazia nativamente usando um cabo SCART?

    Não.

16) Posso utilizar qualquer headphone?

    Sim.

17) A saída de áudio é estéreo ou mono?

    Estéreo.

18) Muitas soluções emuladas têm problemas para reproduzir com precisão os sons do Mega Drive original. Como o novo console pretende reproduzir o áudio do console original?

    O Mega Drive reproduz o áudio através de componentes similares, portanto o resultado não será 100% igual ao original.

19) O Mega Drive é bivolt?

    Sim. O produto possui fonte de alimentação interna 110/220 volts.

20) Qual o tempo de garantia?

    O Mega Drive possui garantia de 90 dias a contar da data da Nota Fiscal de compra.

21) O Mega Drive roda jogos com chips especiais como Virtua Racing e Sonic & Knuckles?

    Não

22) Como será a embalagem?

    A embalagem será baseada na original com algumas alterações, como a troca do calço de isopor por uma solução ecologicamente recomendada.

O fato do console não rodar a base de emulação realmente é ótimo. Como dito pela Tectoy, os componentes originais não são mais fabricados, mas eles usarão chips bem semelhantes, que desempenham a mesma função. O primeiro modelo do Master System fabricado no Brasil, por exemplo, tinha alguns chips diferentes dos usados nos Estados Unidos, porém a diferença era bem pequena no produto final. A meu ver, a Tectoy fez o melhor que pôde dentro do que era possível para manter o hardware o mais semelhante possível ao do console original, como os fãs haviam pedido. Como ele inclui um processador Z80, é possível que através do cartão SD o console também rode jogos do Master System, mas isto é apenas uma especulação pessoal.

A seleção de jogos é boa, mas com algumas escolhas estranhas, como OutRunners no lugar do OutRun original (será por causa da licença com a Ferrari?), ou Golden Axe 3 no lugar de Golden Axe 2 (pois muitos fãs não gostam do 3), assim como títulos como Last Battle ou Fatal Labyrinth. No entanto, a lista de modo geral é muito boa e conta com ótimos jogos de vários gêneros.

Quanto à afirmação de que o console “pode não rodar alguns cartuchos”, creio que estejam dizendo isso apenas por insegurança, pois se os chips são mesmo tão semelhantes aos do console original, esses jogos não teriam motivo para não funcionar. Outro ponto positivo é que os jogos também salvam, o que é outra vantagem em relação aos modelos que eles vinham lançando nos últimos 10 anos. Resta saber se é possível salvar apenas nos cartuchos originais com bateria interna física ou também pelo SD. Infelizmente, creio que apenas a primeira opção.

O console virá com um controle de 3 botões, o que pode decepcionar alguns, mas como já dito, ele será compatível com os controles antigos originais. Portanto, se você tiver um controle de 6 botões, ele provavelmente poderá ser usado sem problemas.

O console também não funciona com o Sega CD, 32X e afins, mas isso não quer dizer que o console funcione à base de emulação, visto que mesmo alguns modelos lançados posteriormente pela Tectoy, ainda com entrada para cartuchos, também já não eram mais compatíveis com esses acessórios, mas isso não prejudicava o desempenho dos jogos.

O que ainda me preocupa um pouco é o som. A qualidade talvez possa ser um pouco mais baixa, mas o problema mesmo é a tonalidade das músicas. Será como nas originais ou numa tonalidade bem mais baixa, como nos modelos que temos visto ultimamente? Torço para que seja bom, mas isto, assim como outras dúvidas, só serão realmente esclarecidas quando pudermos conferir o produto final pessoalmente ou através de vídeos. O fato do som ter saída estéreo já é bastante positivo. A falta da saída HDMI foi o que mais desapontou a maioria dos fãs, mas como já dito pela Tectoy, foi para não encarecer o produto final, além de que, particularmente, creio que isso seria complicado de fazer, já que eles estão usando chips semelhantes aos originais.

De 0 a 10, eu daria uma nota 7 para esse relançamento. E você, o que achou do novo Mega Drive da Tectoy? Pretende adquirir um?

7 Respostas

  1. Fiquei satisfeito com o anúncio desse MD e garanti o meu. Aguardo sem pressa pela sua chegada em junho do ano que vem. Para mim, o mais importante para sua consolidação é uma carcaça de qualidade, SoC que faz jus ao original e a possibilidade de jogar os principais títulos do MD via SD.

  2. Fiquei empolgado, mas, um pouco triste. Quanto a porta HDMI não fazia questão, mas ler que alguns jogos _podem_ não funcionar, que jogos com chips especiais e os acessórios como Sega CD e 32X não vão funcionar me deixou triste.

  3. Comprei pela manhã na pré-venda!!! Foquei muito empolgado… :D

  4. Me parece então que a Tectoy descobriu a mina de ouro q ela tem e parou de fazer aqueles megadrive zoado de jogo na memória… Parabéns!

  5. Gostei bastante desse novo Mega

  6. Excelente postagem, meu amigo Felipe! Aqui encontrei todas as informações necessárias sobre essa super novidade da Tectoy. A gente fica feliz com essa atenção do mercado pra o público retrogamer e esperamos que a coisa só melhore com várias novidades. O preço do Mega ta bom, hein… pena que estou desempregado. hahaha

    • Eu tbm cara, na mesma situação, hehe, mas temos sempre que entregarmos tudo na mão de Deus

Deixe sua Opinião

Esqueci a Senha