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Opiniões

Trilogia Sonic “Uncolorations” – Entenda os jogos e a evolução de uma ideia

Trilogia Sonic “Uncolorations” – Entenda os jogos e a evolução de uma ideia

A trilogia dos jogos modernos do azulão (Sonic Unleashed, Colors e Generations) foi apelidada por alguns fãs de Uncolorations, pois estes possuem mecânicas muito semelhantes, como o boost, dando a entender que eles fazem parte da mesma “geração”. O boost (uma espécie de turbo que o Sonic aciona) ajudou aos jogos da série a serem mais rápidos. Muito mais rápidos. E Sonic parece finalmente correr tão rápido conforme o seu nome defende. Enfim, vamos listar alguns dos pontos cruciais que interligam esses três jogos e que fizeram a franquia evoluir ou que ajudou a trazê-la de volta aos clássicos.

Esta é a trilogia Uncolorations:

Sonic Unleashed HD para PS3 e Xbox 360 (2008)

Este jogo apresentou pela primeira vez o boost em um jogo  3D do ouriço, esta que é uma mecânica surgida no Sonic Rush, game de plataforma lançado para o Nintendo DS em 2005. Esta novidade fez com que o Sonic, literalmente, corresse na velocidade da luz aumentando ainda mais a emoção e adrenalina que já estavam presente nos jogos anteriores. Para acompanhar a velocidade estonteante do nosso herói, o game trouxe novas habilidades, como o quick-step, que permite com que o Sonic desvie de obstáculos, o drift onde Sonic usa suas mãos para derrapar, além do aprimoramento da mecânica dos rails e dos diversos outros movimentos que já existiam. Outra novidade, foi a transição contínua do 3D para a jogabilidade 2.5D, dando um novo “ar” de gameplay dinâmico.

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Aqui também teve a estréia da Hedgehog Engine que, graficamente falando, é capaz de reproduzir efeitos de luz e sombra ultra realísticos, além de fazer com que tudo interaja com a iluminação do ambiente. Ou seja, esta foi definitivamente a entrada do Sonic para a alta definição. Além disso, tudo é extremamente detalhado, desde os ambientes, texturas, modelos, tudo com o intuito de aproveitar o que os consoles da “nova geração” (para a época) eram capazes de fazer. Alguns dizem que a Hedgehog Engine era o sistema mais sofisticado de iluminação em games na época, até então.

Confira a análise de Sonic Unleashed aqui na Epic Play.

Sonic Colors para Nintendo Wii (2010)

Como a galera do Wii pode ter ficado com inveja da versão HD de Sonic Unleashed, já que estes receberam uma versão SD do mesmo (“inferior”, equivalente a do PS2, com jogabilidade e mecânicas  distintas da versão HD), a Sonic Team preparou para lançar no ano seguinte Sonic Colors (ou Colours na Europa) com o intuito de saciar o público nintendista.

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Se tratando da jogabilidade, ela não mudou muito em relação ao game anterior… Foi apenas aprimorada. Agora o Sonic é mais lento, com a intenção de ter mais controle do mesmo em seções de plataforma (que compõe 80% do game). Tudo é bem mais polido, sem contar das diversas novidades, como os Wisps, que desempenham uma função de “power up” fazendo com que o jogador descubra áreas secretas, tenha super poderes, etc. É interessante, pois os pequenos aliens alteram o gameplay o deixando mais variado.

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Graficamente, por se tratar de um console com hardware inferior ao PS3 e Xbox 360, não foi possível utilizar da Hedgehog Engine. Mesmo assim, tudo foi muito bem trabalhados, abusando totalmente do Nintendo Wii, tanto que este jogo é considerado um dos mais bonitos da plataforma. O nível de detalhes é algo impressionante, mesmo! Outro fato, é que este título seguiu uma direção artística surrealista, não se preocupando muito em reproduzir gráficos ultra realistas com surrealismo.

Sonic Generations para PS3, Xbox 360 e PC (2011)

Este game veio com o objetivo de comemorar o 20° aniversário do ouriço azul. E para festejar com estilo, A Sonic Team tornou a usar a grandiosa Hedgehog Engine, trazendo novamente iluminação de primeira e cenários de alta resolução. Porém, este seguiu a mesma filosofia de Sonic Colors, que foi trazer uma direção artística surrealista. No Generations, até mesmo as fases baseadas nos Adventures que são jogos conhecidos por utilizar toda a capacidade gráfica do Dreamcast, trazendo gráficos realistas para a época, não fugiram da premissa. Mesmo com o surrealismo “Cartoon”, o game nos trás ambientes deslumbrantes, contendo cores radiantes e muitos detalhes.

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A jogabilidade boost evoluiu naturalmente. Com grande semelhança de Unleashed e alguns Wisps na fase comemorativa de Sonic Colors, controlar o Sonic ficou ainda mais intuitivo, facilitando ainda mais nos momentos de plataforma. Falando em level design, as fases agora mesclam 50% de plataforma e 50% de velocidade, e os níveis finalmente apresentam uma vasta gama de caminhos alternativos, se aproximando muito das fases em clássicos do Mega Drive.

A única grande novidade dessa vez, além do level design totalmente revisado, foram as fases com o Sonic clássico. Elas fazem um excelente uso do 2.5D (Gráficos/ambientes em 3D, mas com a jogabilidade limitada ao 2D – esquerda e direita), sem contar que há caminhos bem longos e expansivos ou mais rápidos, abusando do número de caminhos alternativos.

Confira a análise de Sonic Generations aqui na Epic Play.

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Claro, há ainda muitos outros elementos dos três jogos que não citamos aqui. O que citamos é a ideia por cima deles. Um jogo de Sonic com visual elegante, bem iluminado, jogabilidade que se aproxima dos clássicos e ao mesmo tempo inova, além de variada e dinâmica, essas são algumas das ideias de Sonic “Uncolorations“. Essa trilogia trouxe muitas coisas positivas à franquia, com poucas ressalvas de alguns sobre o Werehog em Unleashed, por exemplo. E o legal aqui é observar esta ideia e evolução que ocorreu de 2008 à 2011, em uma saga única, onde a SEGA mostra o seu amor pelo ouriço e pelos próprios fãs com essas super produções que marcaram uma nova era, o que remete à época dos Adventures, também aclamados pelo público.

E vocês, o que vocês acham da trilogia Uncolorations? Quais são os pontos positivos e negativos da mesma? Deixe nos comentários!

7 Respostas

  1. Muito boa a postagem… são meus 3 jogos preferidos do Sonic :)

  2. na minha opinoão o melhor é o unleashed

  3. Não entendo como a comunidade Sonic insiste em chamar a Hedgehog Engine como apenas um sistema de luz e sombra realísticos. A Hedgehog Engine é uma game engine completa como a Unreal, a Unity, a CryEngine, etc.

  4. Fodão mesmo é o Generations que juntou os clássicos com o boost.

    • o dahora mesmo é jogar as fases do sonic clássico com o sonic moderno

  5. Entre os 3 o Colors é o melhor. Unleashed é muito corre corre e pouca dificuldade nas fases diurnas. Ele foi o pior de todos no quesito jogabilidade.

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