15 comparações de jogos (e suas séries) em versões antigas e novas

15 comparações de jogos (e suas séries) em versões antigas e novas

Uma das sensações mais interessantes que um gamer de velha guarda pode sentir é a sensação de que os jogos cresceram juntos com ele. Vários games com o passar do ano evoluíram graficamente cada vez mais, ficando mais refinados e bonitos. Hoje, mostraremos a evolução dos games em franquias queridas por todos.

15 – Need for Speed

Need for Speed é uma série de jogos eletrônicos de corrida automóvel publicada pela Electronic Arts (EA) e produzida por vários estúdios incluindo o canadense EA Black Box, o britânico Criterion Games e o sueco Ghost Games. É considerado por muitos críticos e fãs de jogos de corrida, como a melhor franquia de jogos de corrida de todos os tempos. Do clássico The Need for Speed ao Need for Speed: Payback, você consegue ver como os modelos 3D evoluíram com o passar do tempo.

14 – Doom

Doom é uma série de jogos eletrônicos de tiro em primeira pessoa desenvolvida pela ID Software. A série gira em torno das aventuras de um fuzileiro espacial sem nome que trabalha para o UAC (Union Aerospace Corporation), que luta contra legiões de demônios e mortos-vivos, a fim de sobreviver e salvar a raça humana. De gráficos 2D para 3D, Doom deixou sua marca em várias gerações.

13 – Super Mario

Os jogos da série Super Mario acompanham as aventuras do Mario na maior parte das vezes no Reino dos Cogumelos, normalmente com o Mario como personagem jogável. Ele é normalmente acompanhado por seu irmão, Luigi, e ocasionalmente outros membros do elenco. O jogo Super Mario Odyssey está dessa vez se distanciando um pouco da estética surrealista do Mario em algumas partes, dessa vez com certa ênfase em cenários realistas; algo bem diferente do primeiro jogo do encanador italiano.

12 – Grand Theft Auto

Os jogos da série se passam em cidades fictícias dominadas pelo crime e pelas gangues de rua, fortemente modeladas com base em grandes metrópoles, principalmente dos Estados Unidos. O personagem jogável pode cumprir missões para o progresso da história, bem como participar de ações não lineares em um mundo aberto, consistindo de ação, aventura, RPG, corridas, entre outros. As evoluções do gráfico foram de 2D para 3D.

11 – Sonic the Hedgehog

Com o passar do tempo, os jogos do Sonic foram assumindo estéticas diferentes; é algo que realmente depende do jogo. O jogo mais novo do ouriço que irá estrear no fim do ano (Sonic Forces), optou por uma estética mais realista. No entanto, jogos como o Lost World, por exemplo, optam por uma estética mais surrealista. É pura questão de opinião a respeito de qual é melhor, visto que ambos possuem excelência gráfica.

10 – Final Fantasy

Final Fantasy é uma franquia multimídia de ficção científica e fantasia criada por Hironobu Sakaguchi e desenvolvida pela Square Enix. A franquia é centrada em uma série de jogos eletrônicos do gênero RPG. O primeiro título da série foi Final Fantasy, lançado em 1987 e criado por Sakaguchi com a intenção de ser o seu último trabalho na indústria. O jogo acabou sendo um grande sucesso e gerou várias sequências. A série de jogos desde então se diversificou também em outros gêneros como RPG tático, RPG de ação, MMORPG, corrida, tiro em terceira pessoa, luta, ritmo e animes.

9 – The Elder Scrolls

The Elder Scrolls é uma série de videogames RPG em mundo aberto, produzidos principalmente pelos estúdios Bethesda Game Studios e publicados pela Bethesda Softworks. A série é muito conhecida por ter uma jogabilidade versátil, dando muita liberdade ao jogador, e pelos seus mundos fictícios ricamente detalhados.

8 – The Prince of Persia

Prince of Persia é uma série de jogos de videogame do gênero aventura que foi criada por Jordan Mechner. Possuindo vários títulos, os jogos da série têm sido produzidos e distribuídos por várias empresas distintas. Apesar de adotar o gênero de plataforma em 2D, a série evoluiu para jogos tridimensionais de aventura.

7 – Resident Evil

Resident Evil, também conhecido como Biohazard no Japão,  é uma franquia de mídia que pertence à empresa de videogames Capcom. Foi criada por Shinji Mikami como uma série de jogos de survival horror, iniciada em 1996 com Resident Evil para PlayStation. Desde então, a série de jogos passou a incluir o gênero ação e até agora já vendeu 55 milhões de unidades.

6 – Tomb Raider

Tomb Raider é uma série de jogos eletrônicos, histórias em quadrinhos e filmes tendo como protagonista a famosa personagem Lara Croft. Desde o lançamento do primeiro Tomb Raider, em 1996, as séries tiveram um grande lucro e Lara transformou-se num dos principais ícones da indústria de videogames. A evolução gráfica de Tomb Raider é um dos melhores exemplos da evolução dos modelos 3D em videogames.

5 – Metal Gear Solid

Metal Gear é uma série de jogos enquadrados na categoria stealth, ou seja, jogos de espionagem com ação, criada por Hideo Kojima e produzida pela Konami. Nele, o jogador tem o controle de um soldado altamente treinado em infiltração (Solid Snake, Big Boss ou Raiden) e tem que enfrentar armas com capacidade de destruição em massa: Metal Gear; tanques gigantescos com capacidade de lançar ataques nucleares em qualquer terreno do globo. Apesar da série ter começado em 1987, ela decolou para valer no lançamento de Metal Gear Solid em 1998.

4 – Pokémon

Os jogos eletrônicos da série Pokémon são alguns dos jogos mais vendidos da empresa japonesa Nintendo. São variados tipos de RPG, junto com alguns jogos de simulação e de estratégia. Neles, você sai coletando monstros (Pokémon), e faz com que eles lutem contra outros Pokémons. Pokémon nunca foi de se preocupar com realismo gráfico, sempre optando por uma estética simples e agradável aos olhos.

3 – The Legend of Zelda

The Legend of Zelda é uma série de jogos eletrônicos da Nintendo criada em 1986 por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka. Os jogos são protagonizados por Link e se passam no reino de Hyrule. A jogabilidade mistura aventura e ação com elementos diversos. A série é muito apreciada por suas tramas complexas, quebra-cabeças, jogabilidade e pela superprodução. Desde o clássico do NES até o épico Breath of the Wild, a franquia Zelda sempre passou uma sensação de aventura e dinâmica para os jogadores.

2 – Halo

Halo é uma série de jogos de tiro em primeira pessoa de ficção científica militar, criada pela Bungie, e agora produzida pela 343 Industries, subsidiária da Microsoft Studios. A trama da série gira em torno de uma guerra interestelar entre a humanidade e uma aliança teocrática alienígena conhecida como Covenant. A base da saga é centrada em Master Chief John-117, um humano geneticamente aperfeiçoado que pertence ao grupo de super-soldados chamado Spartans, com o auxílio de uma inteligência artificial, Cortana.

1 – Battlefield

Battlefield é uma série de jogos eletrônicos da EA Games em parceria com a Digital Illusions, que teve início em 2002 e que tem 19 jogos na franquia. A série sempre teve a ideia de trazer a sensação de guerra para os seus jogadores, e desde os seus começos mais humildes em 2001 ao seu realismo gráfico em 2016, os jogos continuam sendo super divertidos.

Cada um desses evoluiu de uma maneira especial, mostrando o quanto os jogos evoluíram com o passar do tempo. Chegamos naquele nível de performance gráfica tão forte que os próximos passos ainda não são conhecidos. Mas o futuro é sempre uma caixinha de surpresas.

– Só um cara que curte muito Sonic, e está sempre ligado nas notícias do ouriço mais veloz do mundo! Também presente no Planeta Sonic e Cabana do Mistério.

1 Resposta

  1. Evolução é tudo, olhe como ficou o jogo do Sonic!!

Deixe sua Opinião

Esqueci a Senha

Registre-se na Epic. É rápido!