Como manter o seu domínio a salvo – Dicas essenciais para empreendedores

Como manter o seu domínio a salvo – Dicas essenciais para empreendedores

A verdade é que nos dias que correm roubar um domínio ou uma marca não é algo extremamente complexo para quem tem ótimos conhecimentos de informática. Assim sendo, é importante não só manter o seu domínio a salvo, como também o seu logo e outras informações essenciais para o seu negócio. Hoje iremos dar-lhe algumas dicas.

Como manter o domínio a salvo?

Pois bem, quem tem um site online, fez o registro de domínio, efetuou o pagamento e pronto, acha que o mesmo está a salvo! Pois bem, na verdade não é bem assim! O roubo de domínios é tão comum como o roubo de informações pessoais, por isso, é essencial manter o mesmo a salvo. Veja algumas dicas de seguida.

1 – Tenha uma boa password (a mesma deve ter pelo menos 12 caracteres e estar alocada ao email de registo e ao painel de controlo do seu site);

2 – Tenha cuidado com o prazo de validade (a aquisição de um domínio apenas é válida pelo prazo de 1 ou 2 anos, assim sendo, se valoriza o mesmo, faça o pagamento atempadamente de forma a não o perder);

3 – Coloque alertas de pishing (sempre que receber um email do site onde adquiriu o seu domínio é importante perceber – antes de fazer o que quer que seja – que o mesmo é um email real e que o mesmo não foi enviado por um hacker experiente de forma a poder apoderar-se do seu domínio);

4 – Compre o domínio a uma empresa de confiança (existem dezenas de empresas a vender domínios, logo, é essencial que escolha uma que seja de confiança e tenha uma boa conotação no mercado).

Como manter a identidade da sua marca a salvo?

Hoje em dia, quando uma empresa cria um logotipo ou qualquer informação sobre a marca, é essencial que aceda ao sistema de registos e peça o registo da mesma.

Desta forma, qualquer pessoa que utilize a sua identidade visual seja para criar cartão de visita ou para fazer um site duplicado, poderá ser alvo de uma averiguação e posteriormente ver-se obrigado a realizar o pagamento de uma multa por utilização de imagens com direito de autor.

Acredite que embora possa não parecer, a situação de roubo de identidade é cada vez mais comum, porque as empresas não se protegem nesse sentido.

Sabemos que pagar algum dinheiro para proteger uma identidade visual pode parecer algo estranho, mas acredite que no caso de ver a sua marca ser roubada por terceiros e vê-los a lucrar com isso sem precisarem de fazer nenhum investimento, é mau, não só para o negócio mas também para a credibilidade da sua empresa.

Proteja as informações e o que é relevante para o seu negócio! Mais vale prevenir do que remediar, e ambos sabemos que no caso de ver a sua marca na “lama” vai desejar ter seguido os nossos conselhos.

– Fundador Epic Play, organizador de eventos relacionados a games, criador e editor de conteúdo, programador, designer e "desbravador" em publicidade.

Deixe sua Opinião

Esqueci a Senha