Sonic The Hedgehog (Franquia)

SonictheHedgehog.com.br
Games Marcas / Franquias Séries
Seguir Siga no Facebook
8.2

Opiniões

Planeta Sonic? Sonic Brasil? Projeto SEGA Brasil? Conheça a nossa história

Planeta Sonic? Sonic Brasil? Projeto SEGA Brasil? Conheça a nossa história

É de uma imensa satisfação saber que ideias surgidas de modo separado mas parecidas, lá em meados de 2006, tenham durado tanto tempo. Em épocas diferentes, esse trabalho sempre obteve força e crescia desenfreadamente. E foi por intermédio do amor envolvido que surgiu a Epic Play ou o Planeta Sonic, por exemplo, então, aproveita e pega um cafezinho caso queira ler esse resumão.

Em 2005, eu (Jean Felipe) era um adolescente que havia se ingressado de vez no mundo “sônico” faziam alguns anos graças a vinda da SEGA aos consoles e portáteis Playstation 2, Xbox, GameCube e o Game Boy Advance. O meu primeiro console foi um Master System e eu jogava Sonic nele, mas nunca tinha ouvido falar tanto de Sonic quanto em 2001 a 2003, graças aos portes da série Adventure para consoles da Nintendo, e o vindouro Sonic Heroes, dos quais eu ficava lendo e vendo imagens nas revistas, sonhando em ter, até que pude joga-los, finalmente.

Sempre amei Sonic, mas nunca tive tantas chances de jogar seus jogos fora de um Mega Drive ou Master System, principalmente se falando aqui no Brasil quando um Dreamcast era excessivamente caro. Por isso, trato com muita importância essas “mudanças” de rumo da franquia e outras posteriores. Foram épocas que, por sua vez, trouxeram uma real explosão para a franquia, adquirindo números inimagináveis de novos fãs seguidores do mascote e grande retorno para a SEGA.

Essa paixão cresceu e, admirando tanto a riqueza de modo geral que tal franquia trazia com HQs, trilha-sonora “levada a outro nível”, desenhos/animações, personagens, história, jogos que sempre se diferenciavam tanto um do outro, eu encontrei algo que me inspirou em falar/transmitir informação para os outros. Eu queria mostrar para as pessoas: “Olhe, Sonic é algo magnífico. Basta dar uma chance pra entender”. – Afinal, se você é fã de Sonic, não precisa estar atrelado só aos jogos. É como ser fã de Pokémon, ou sei lá, heróis da Marvel/DC – É essa diversidade de mídias e possibilidades que tornam uma franquia tão amplamente amada. – Assim surgiu o site Sonic Brasil, que retornou como SonictheHedgehog.com.br.

Ao lado de websites pré-históricos sobre Sonic, quase todos falecidos hoje, sempre estivemos transmitindo as boas novas da marca. A Sonic Brasil tinha 10 mil membros no Orkut, era divulgada na página inicial do UOL e tudo por que reconheciam o bom trabalho que foi repassado no website, feito com amor, exclusivamente. Em 2005 foram feitos protótipos da “Sonic BR”, em 2006 estava no ar conforme podem ver nas imagens abaixo, em 2007 já estávamos sendo acolhidos pelo próprio UOL, algo que não era e nem é brincadeira. Veja todas as nossas versões de sites em que eu trabalhei até o blog Planeta Sonic que esteve ativo de 2011 a 2015.

Sonic Brasil em 2006 (clique para ampliar).

Lembro que estava na época de lançamento dos trailers de Sonic the Hedgehog 2006. Aqueles trailers davam um “hype” do caramba. Era de um imenso prazer falar sobre tudo isso.

Como eu mesmo estava em constante desenvolvimento, acabei deixando de lado as atualizações da Sonic Brasil por algum tempo para dar espaço a outros projetos que me surgiam, como a Epic Play. Nunca vou saber explicar o quão grande e bom foi para mim ter criado a Sonic Brasil, pois dela, abriu-se um leque de possibilidades onde eu cresci muito, pois empenhava o meu amor no que fazia tão constantemente e intensamente que eram visíveis os esforços. Posteriormente eu estava viajando para o outro lado do país, literalmente, cobrir eventos de animes e games, trabalhei com empresas no segmento das quais nunca imaginei que um dia faria parceria, e assim se segue, tudo pelo meu empenho que “deflorou” por este simples amor, surgido desde a infância.

Só que o maior de todos os sonhos é saber que, estas ideias, conseguiram durar e se manter firme por mais de 10 anos. Alguns anos depois de descontinuar o site Sonic Brasil, conheci o Victor Miller, fundador do Planeta Sonic, que, inicialmente já era uma comunidade do Orkut desde 2005, depois se tornando no que é hoje como o maior canal do YouTube exclusivo sobre Sonic no Brasil e a maior página no Facebook, também. O cara tinha uma energia positiva inigualável e vontade em transmitir informações sobre Sonic de uma forma igual a que eu tinha. Não durou muito tempo, talvez tenha durado poucos dias, apenas, e juntamos nossas forças. Ao criar a Epic Play já criei um blog novo e “bacanoso” pro Planeta Sonic e o colocamos junto do site da Epic em 2013 (antes mesmo de surgir nosso portal em 2015).

Pôster raro promocional de Sonic the Hedgehog em 2006 (clique para ampliar).

É legal ressaltar também que a nossa junção foi fruto de grupos no Facebook sobre Sonic, onde eu havia criado o grupo “SONIC BRASIL” firme e forte até hoje e ele tinha o “Sonic Elite do Brasil” com outros amigos. Foi graças a isso que nos conhecemos.

Hoje, o Planeta Sonic cresceu com muito trabalho nosso, se tornando no maior representante da marca “Sonic” em toda a América Latina. A página do Planeta no Facebook conseguiu atingir 100.000 curtidores e o canal do YouTube o qual o próprio Victor apresenta, também mantém milhares de assinantes.

O objetivo é o mesmo desde 2006, só que evoluído: Levar informação e diversão de forma profissional, mas “dialogando” de forma amigável com o público.

“O nome Planeta Sonic ressurgiu em 2011 como blog e nas redes sociais Facebook e YouTube pois eu sentia que havia a necessidade de um representante que falasse como fã para fã, onde todos podiam curtir todas as eras da franquia Sonic.” – Victor Miller

Não durou muito, o Projeto SEGA Brasil, hoje responsável por notícias de alta repercussão no Brasil sobre SEGA e Sonic, fundado pela Sheyla Marques e hoje administrado pelo Filipe Andrade, se juntou conosco. Assim, nós nos tornamos uma equipe e tanto! Ideias surgem a todo o momento e novidades sempre estão por vir. O Victor foi a primeira personalidade especificamente da fã base de Sonic no Brasil a ficar realmente conhecida, repleto de memes e seguidores espalhados pelas redes sociais. As notícias do Projeto SEGA Brasil hoje atingem 2 mil compartilhamentos, 4 mil, e trazem mais de 40 comentários dependendo da repercussão. Isso é algo fantástico, que me deixa extremamente feliz. Somos uma equipe unida que faz o que faz por amor.

Hoje, como a Epic Play sendo um website que unifica tudo isso e muito mais, envolvendo os nome Planeta Sonic, Projeto SEGA Brasil, SONIC BRASIL, SEGA Brasil, Sonic Evolution (fã game) e mais, em nome de toda a nossa equipe “sônica e seguista”, gostaria de agradecer a vocês que nos acompanham, nos apoiam, se importam conosco. Pois sem vocês, isso não seria possível, também. Sonic the Hedgehog faz parte da vida de muitos aqui, e assim como foi um dos pilares para nos trazer aqui, sei que muitos terão histórias parecidas ou muito diferentes e bacanas sobre suas experiências com essa franquia. Representandso a página SonictheHedgehog.com.br e a página SEGA Holdings hoje, com nossas marcas de fãs para fãs aqui dentro da Epic Play e esperamos honrar isso ao lado de vocês! Afinal, essa foi apenas uma de nossas histórias… Qual é a sua? :)

Epic Play - fundador, organizador de eventos relacionados a games, criador e editor de conteúdo, programador, designer e "desbravador" em publicidade.

7 Respostas

  1. Eu amo Sonic (sou inscrita no canal Planeta Sonic) a maioria das coisas que sei sobre o azulão foi no Planeta Sonic! Não tenho Mega Dive mais tenho Sonic Plus Mega Colection então consigo jogar todos os jogos classicos e sim eu sou fanatica por Sonic e seus jogos desenhos animados e brinquedos!
    OBRIGADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

  2. boooooaaa… mandaram bem falta só mandar o conteúdo pra cá
    o blog novo ainda tá vazio

  3. Até hoje eu me lembro do meu primeiro Sonic. :) Altas lembranças jogando ele no Dreamcast (sim, ao contrário de muitos, o meu primeiro foi do Dream). É uma pena que o dream seja descontinuado….. Imagino como taria a Sega hoje com um “Dreamcast 3” ou 4

  4. “É fã de Sonic? É fã do Planeta Sonic!”

  5. Espero que isso cresça cada vez mais!

  6. Sou fã de Sonic desde o Mega e não tem muito o que dizer, acompanho as novidades até hoje. É uma ótima série para se ser fã, como já diz no tópico!! :) Acompanho os trabalhos da Sonic Brasil desde que esteve no UOL (pena que nunca pude conferir a primeirona. Parecia lindíssima!) Aliás, todos os trabalhos do Jean com sites são impressionantes, sem puxasaquismo. Sem falar no Victor, que ando acompanhando as lives sobre Sonic e são umas das mais divertidas de se acompanhar. Parabéns a todos os envolvidos!

Deixe sua Opinião

Esqueci a Senha