Sonic Evolution

Brasil Games PC
Seguir
9.5

Opiniões

DdE #2 – Novos modelos, o enredo e informações gerais de Sonic Evolution

DdE #2 – Novos modelos, o enredo e informações gerais de Sonic Evolution

Para o nosso segundo Diário de Evolução do Sonic Evolution, gostaria de falar rapidamente sobre alguns detalhes do projeto, como temas que se tornaram perguntas frequentes e outros assuntos do desenvolvimento.

Se quiser seguir mais de perto o desenvolvimento, você também pode acompanhar o nosso devlog em www.facebook.com/chaosforcestudio, onde posto coisas menores do desenvolvimento com mais agilidade que em nossos diários.

Sobre o primeiro trailer e influências do jogo

A recepção do trailer foi muito boa, apesar da correria no desenvolvimento. Sem muita informação visual, o grande investimento no projeto durante todo o tempo até o lançamento do vídeo no YouTube foi em ter um fundamento sólido em mecânicas e todas outras bases do projeto. E, principalmente, os comentários enviados foram de grande importância para nosso feedback.

Video Thumbnail

Algo que quero destacar por ser parte da imagem do jogo, é a ligação que muitos fizeram ao Sonic the Hedgehog 2006, que foi algo engraçado. Não temos nem nunca tivemos uma real intenção em ter grandes semelhanças a este jogo. Além do visual dos personagens e alguns inimigos, o Evolution não tem nenhum vínculo ou referência direta. Afinal, é importante notar que me inspirei em muitos jogos como Sonic 3 & Knuckles, CD, Adventure 1 e 2, Heroes, Shadow e Unleashed, emprestando aspectos bons de cada um. Dos clássicos, foram coletados elementos de gameplay, para os modernos algumas ideias que funcionaram no Adventure ou no Heroes, e o no geral a história do cânon da maioria, tentando interligar as coisas de forma inteligente, para este se destacando o trabalho do Jean Felipe. Analisei a fundo o gameplay dos jogos 3d para separar o que funcionou, e para esquecer o que creio que não funcionou.

Veja algumas novidades que estamos desenvolvendo em base dos games originais de Sonic:

  • Elementos da física clássica como o ganho/perda de velocidade em declives, ganho de altura ao saltar com velocidade, conservação de energia e física submersa;
  • Special Stages com os famosos Warp Rings, que estão espalhados e escondidos nas fases como em Sonic 3;
  • Special Stages com temas surreais como em Sonic CD – levei isso um passo adiante, deixando cada estágio com identidade bem própria, com direito a nomes e músicas exclusivas;
  • Possibilidade de correr sobre a água quando se está em alta velocidade;
  • Movimentações e mecânicas de habilidades baseadas em variados jogos 3d da franquia;
  • A história se baseia em temas sérios, como os de Sonic Adventure 1 e 2 ou Unleashed;
  • Habilidades mais comuns da franquia incluídas.

Aspectos de outros games (não relacionados a franquia) ou totalmente originais para o Sonic Evolution:

  • A maior parte da fundamentação da história;
  • Novos movimentos baseados em habilidades de outros jogos como Final Fantasy XV (Chaos Warp do Shadow) e repensados (Chaos Strike, Sonic Wind e Chaos Spear);
  • Novos detalhes de interface inspirados no estilo minimalista do Final Fantasy XV;
  • Mais em breve.
Video Thumbnail

Gameplay se renovando continuamente

No trailer #1 foram vistas várias coisas básicas do jogo, como personagens demonstrando habilidades, incluindo algumas inéditas. Daquele tempo para hoje, CORRIGIMOS E APERFEIÇOAMOS ainda mais o código, passando o jogo para um novo nível de estabilidade. Ainda mostraremos novas técnicas para o Sonic, uma câmera melhorada que segue a superfície dos objetos, entre outros novos recursos.

O enredo

  Fang the Sniper está de volta e causando o caos, junto de guerrilheiros que querem a todo custo tomar o controle do arsenal de armas e últimas tecnologias da G.U.N (Guardiões das Nações Unidas em português) com o objetivo de buscar o ‘maior tesouro do mundo’, as lendárias Esmeraldas do Caos: Viajantes dentre dimensões, capazes de realizar desejos e ceder uma quantidade imensurável de poder.

   Após a G.U.N reconhecer um ataque terrorista em um país insular, envia Shadow the Hedgehog e uma equipe de agentes altamente treinados para interromper a desolação causada por Fang. Todavia, algo inesperado acontece e o caminho do ouriço negro se encontra novamente com o do azul. Sonic the Hedgehog está no local de ataque, mas, o mesmo não parece se importar com o desastre. Estaria Sonic perdendo seu caráter heroico, ou o mesmo está atrás de um perigo muito maior?

Aqui inicia uma aventura de reviravoltas em busca por respostas que promete ser uma das aventuras mais épicas de Sonic até então!

Novo design de vilões já confirmados

Direção de Arte

“It’s Sonic 06 all over again!” – Acalme-se jovem padawan. Variações deste comentário foram feitos diversas vezes no primeiro trailer de Sonic Evolution. Alguns pontos: O jogo é realista, com breves exceções como nos Special Stages. Ponto. Existem comentários espúrios e sem argumentos como “se o jogo parece com Sonic 06, então não vai prestar!”: lamento (ou não) dizer que o que se encaixa nesta descrição é a precipitação e falta de senso crítico destes, chegando a conclusões por pular etapas e criar falsas premissas sem base em dados reais. Nós aqui, aprendemos com os erros da SEGA e somos, logicamente, aquém de pressões sob tempo de entrega, que foi o principal motivo do “erro” que foi Sonic 06.

Quanto ao realismo, queremos olhar para o mundo real e imaginar nele uma aventura e exploração em alta velocidade, de personagens e elementos da franquia. A proposta do 06 era: “e se o Sonic existisse no mundo real?”, o que já diferencia. São realistas por razões distintas. Sei que é difícil entender isso por ora, mas quem sabe, em uma demo futura não fique mais claro?

Independente do resultado final, seja na direção de arte ou jogabilidade, é preciso entender que um projeto fã não tem os recursos de um estúdio AAA e pode sim falhar ou ter resultados que não são os melhores possíveis. Não estou me desculpando precipitadamente por algo, mas as vezes é necessário rebater argumentos rasos e se posicionar contra, mesmo estes sendo minoria, afinal: “Agradeço até pelas críticas mais severas, apenas se elas permanecerem imparciais”.

Estamos sempre revisado tudo várias vezes para garantir a qualidade.

A trilha-sonora

É o campo menos desenvolvido do jogo, por ora. Temos uma música com melodia e letra já escrita para passar à produção e o que se podem esperar no jogo, como um todo, são elementos variados de música clássica, orquestrada e sinfônica, com algumas trilhas de rock e power metal.

Divulgação do quadrinho SONIC EVOLUTION ~ GAIDEN e cutscenes

O enredo está sendo produzido com esmero. Inclusive, pretendemos ter um quadrinho de backstory, o SONIC EVOLUTION ~ GAIDEN, contando em detalhes a história por trás do jogo. Pretendemos que o mesmo esteja disponível gratuitamente aqui na Epic Play futuramente, que será antes do lançamento do jogo, propriamente dito.

Também teremos cutscenes curtas e diálogos no jogo. Mas, se será possível ter diálogos complexos no mesmo e cutscenes extensas, dependerá de vários fatores. Fiquem de olho para novidades ou vejam o Diário de Evolução #1.

Artista 3d, especializado em diversos programas, como 3Ds Max, Photoshop, ZBrush, Unreal Engine, Substance Designer/Painter, Speedtree e outros. Desenvolvedor e fundador do Sonic Evolution.

31 Respostas

  1. Ricardo tenho uma pergunta, esse projeto terá personagens que apareceram em títulos anteriores como Jet e sua turma de Sonic Riders e terá alguma coisa do Sonic Colors já que foi também um ótimo jogo.

    • Temos os vilões mostrados com o novo design e o Sonic e Shadow jogáveis. O Colors só fiz o estudo dos controles como fiz com os outros jogos também.

  2. Tou de olho no projeto de vocês. Promete ser um dos melhores fã games do Brasil, se realmente for tudo oq tão dizendo.

  3. Senti falta do Dr.EGGMAN no enredo, mas seria foda se ele tivesse sido “morto” pelo sonic logo no começo e a partir dai o sonic ficaria meio estranho e enquanto isso o enredo original acontecia e no final de tudo adivinha quem estava por tras de tudo? Dr.EGGMAN, que encerra o game dominando parte do mundo, isso pq o sonic não teve coragem de “matar” ele de novo.

  4. O legal foi de terem botado o fangs na historia coitado o shadow explode ele a sega devia fazer isso e por a honey devolta boa sorte ai so n sei se meu pc vai aguentar

  5. O jogo ta tão escuro que parece até um filme da DC

  6. Massa

  7. cara, eu achei a engine daora (comparando com vários outros fangames 3D do Sonic) mas tem dois erros que eu vejo TODOS os fangames 3D do Sonic, o primeiro erro é a câmera totalmente escrota, sério, se for pra fazer uma câmera livre, deixem igual a do Sonic Adventure 1, que não vai pra cima e nem pra baixo, e só “funciona” enquanto você esta parado, e o segundo, são esses mapas totalmente aleatórios, sério, tem hora que eu fico até enjoado de ver essas “ruas” de terra flutuando e fazendo uns loops aleatórios, se forem avaliar o level design da maioria dos 3D Fangames do Sonic, são todos iguais, quase nenhum tem um começo, meio e fim, eles só vão indo até enjoar, dai passa pra próxima faze, e só muda o “fundo”.
    Mas de resto, eu vejo um bom futuro pra esse fangame ^^

    • Concordo plenamente. O pior de tudo é a movimentação e o Level Design. A movimentação é escorregada e o level design é muito bagunçado. Loops? Pra que? Você pode ignora-los! É só deixar a outra parte do loop com um nível mais alto e colocar um script pro personagem se mover automaticamente e não cair ou ser jogado pra fora do loop.

    • bem isso cara, eu imagino se os fangamers fizessem os seus jogos no estilo do Generations, se for voltado à velocidade, ou se fizessem no estilo do Adventure 1, se fosse um pouco mais lento

    • seria muuuuito mais legal, e os fangames 3d teriam um destaque bem maior que os 2d

    • Fases com temáticas aleatórias e muito anti Sonic. Outra coisa que me incomoda é a iluminação. Em teoria, os efeitos de iluminação são bons, mas…na pratica..É notável que eles são bem antinaturais. Alguns lugares ficam muito escuros e o personagem fica invisível em meio a escuridão. Quando o lugar é muito iluminado, o sol chega a te cegar de tão próximo que ele fica. Sem contar as texturas esquisitas que te cegam mais ainda quando o sol bate nelas.

    • Sonic definitivamente não é um jogo pra deixar com graficos ultra realistas

    • pra mim o do Unleashed já esta otimo

  8. aqui algumas coisas que seriam legais adicionar:

    -desacelerar a velocidade do homing attack do sonic
    -deixar o estilo de corrida do sonic semelhante ao do sonic unleashed, fica mais bonito
    -adicionar animações ao homing attack do sonic
    -eliminar alguns poderes do sombra para ficar mais igualado ao sonic e mais justo
    -adicionar áreas específicas que só alguns personagens fossem capaz de acessar.
    -descalerar a velocidade de curva do sonic enquanto pula

    • São boas sugestões, algumas já estão implementadas ou estão sendo, dentre elas:

      -A velocidade do homing attack foi corrigida;
      -Os personagens fazem aquelas animações de flips depois de acertar um inimigo;
      -O Sonic terá novos poderes para ficar equiparado aos novos do Shadow, mas ele tem vantagens únicas na movimentação que o Shadow não tem;

      Os outros vou guardar as sugestões, apesar que não gosto do estilo de corrida do unleashed, então esse talvez fique fora. Valeu!

  9. Cara, esse jogo promete ser muito divertido e bonito, só pelo primeiro trailer da fase inicial do jogo ja aparenta ser trocentas vezes melhor do que o Sonic 2006
    (e olha que Sonic 2006 foi feio por uma empresa grande, apesar do tempo curto comprometer o jogo)

  10. Sega n é a nintendo pra ficarem chatos em relação a isso

  11. O jogo tem um gráfico lindo, a jogabilidade é bem rápida, tem alguns bugs. Mas se as cores e a luminosidade forem como no vídeo vai arder os olhos de tanta cor. Poderiam colocar mais luz e diminuir a intensidade das cores.

    • Fica meio claro que não calibraram as cores e a iluminação do jogo ainda, direito, nesse trailer. O jogo tá muito escuro ali (é esse o problema). Mas isso arrumam depois. Nada de errado com a cor, a escolha das cores não é influenciável e está bem bacana no vídeo. É quem calibrou a iluminação ambiente, etc, que não fez direito. Isso confunde mesmo

    • Podem talvez deixar a cor mais ambiente, tipo aqueles filtros de imagem (inverno, verão, etc), deixar aquela fase da ponte menos amarelada. Coisinhas básicas que acho que arruma isso

  12. O legal, é que todos os problemas que se vê no primeiro trailer, você falo, sem citar diretamente, que foi corrigido no texto kkkkkkkkkkkk, principalmente câmera e andar sobre a água, essas “coincidências não coincidentes” me deixaram hypado

    • Fora isso uma pancada de otimizações que já estão sendo feitas agora para serem aproveitadas durante todo o desenvolvimento. É um pouco difícil fazer algo grande e eficiente logo de cara.

  13. Ai sim

  14. a sega deixou que as pessoas fizessem Fan-mades de sonic

  15. O ENREDO ME DEIXOU NUM HYPE DO TAMANHO DO TEXAS.

    Jesus Cristo, parabéns aos envolvidos!

  16. Primeiro o relâmpago marquinhos capota, dps o Dominic Toretto vira o vilão, e agora o Sonic está deixando de ser herói? esse jogo e esse ano vão ser ÉPICOS

  17. Uma pergunta, vai ter o boost do Sonic Unleashed ou vai ter uma jogabilidade baseada em boost? Acho que ela perde “parte” do gameplay

    • É verdade. O boost perde muito gameplay, pois elimina a precisão do jogador, reduz o número de input de movimentos e ações e troca por uma fórmula que acaba se tornando com o tempo viciada. O jogo não tem boost.

      • Olha, eu acho o boost super valido, por que é legal poder acelerar do nada :v
        podia ter uma versão limitada dele

Deixe sua Opinião

Esqueci a Senha