Digimon World

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9.2
Opiniões

Resumo – Digimon World

Digimon World

Digimon World é basicamente o primeiro jogo para consoles de grande sucesso vindo da franquia Digimon, onde o jogador pode criar e cuidar de seu próprio monstro digital, além de usá-lo para batalhar, lembrando bastante os v-pets (virtual pets) de Digimon que foram criados a partir do famoso Tamagotchi (ambos produzidos pela Bandai), bichinhos virtuais de sucesso no final dos anos 90, no Japão.

Lançado dia 28/01/1999 para Playstation (PS1) no Japão e 23/05/2000 nos EUA, este jogo originalmente precedeu a própria série de anime japonesa Digimon Adventure lançada 6 de março de 1999, antes de muitas das digievoluções, aspectos e direções de toda a série serem designadas como canônicas, sendo essencialmente um dos precursores e bases para a primeira série de anime da franquia.

Gênero:, , Ano de Lançamento:Desenvolvimento:, Distribuição:,

Enredo

Protagonista de Digimon World (comumente chamado de Mameo em Next Order ou "Hiro" pelos fãs).

Protagonista de Digimon World (comumente chamado de Mameo em Next Order ou “Hiro” pelos fãs).

O jogo foca no protagonista sem nome específico (futuramente chamado de Mameo na continuação direta Digimon World: Next Order, mas popularmente chamado de “Hiro” pela comunidade) que está voltando para casa, após batalhar utilizando seu virtual pet (ou bichinho virtual em português), sendo um jogo de Digimon estilo os Tamagotchis, com seus amigos. Logo ao se deparar que ninguém está em casa, o seu aparelho v-pet começa a agir de forma estranha, o sugando repentinamente para o Digimundo onde é saudado pelo velho Jijimon e outros pequenos Digimons em treinamento e bebês. Lá, o protagonista descobre que está em File City e é dito por Jijimon que a cidade era uma vez cheia de vida, mas acontece que uma força estranha fez seus habitantes perderem suas memórias assim deixado sua cidade, tornando-se selvagens, consecutivamente. Mameo explora a File Island (Ilha Arquivo) com seu novo parceiro Digimon para encontrar os antigos moradores da cidade e persuadi-los a voltar, levando-o a desvendar o mistério por trás disso tudo.

Conforme a história avança, Mameo descobre o plano maligno de Analogman, um humano adulto e hacker que quer utilizar os Digimons em prol da humanidade como escravos. Seus parceiros são Devimon, Megadramon, MetalGreymon e Machinedramon. Após combater os problemas da ilha e haver um rolamento de créditos, o protagonista estranhamente retorna ao Digimundo, com uma nova ameaça e novos Digimons para se recrutar, tornando-se um “jogo sem fim” pós-créditos. A história de Digimon World segue com o lançamento Digimon World: Next Order.

Digimons obtidos pelo jogador

Um Digimon pode ser obtido por diversas outras formas, além da digievolução natural.

Um Digimon pode ser obtido por diversas outras formas, além da digievolução natural.

Há muitas variações de Digimons espalhadas pela File Island, mas o protagonista geralmente só pega as versões comuns (originais) de cada Digimon. Exemplo: Se há Ice Agumon (Agumon de gelo) e o normal, o protagonista só terá a possibilidade de criar o tipo normal, por meio de evolução.

Todos os Digimons são apenas adquiridos pelo seu inicial e único, por meio de digievolução. Ao morrer, você pode escolher entre um dos 4 ovos de Digimons bebês e assim iniciar uma nova linha de evolução de Digimons, que variam conforme seus tratos com os Digimons, tipo de alimentação, treinamentos, etc.

Baby Digimon (Bebês)

  • Botamon
  • Poyomon
  • Punimon
  • Yuramon

In-Training Digimon (Em Treinamento)

  • Koromon
  • Tanemon
  • Tokomon
  • Tsunomon

Rookie Digimon (Novato)

  • Agumon
  • Betamon
  • Gabumon
  • Elecmon
  • Kunemon
  • Palmon
  • Patamon
  • Penguinmon
  • Biyomon

Champion Digimon (Campeão)

  • Em Digimon World também é possível pescar, colecionar cartas e jogar vários mini-games com outros Digimons, por exemplo.

    Em Digimon World também é possível pescar, colecionar cartas e jogar vários mini-games com outros Digimons, por exemplo.

    Airdramon

  • Angemon
  • Bakemon
  • Birdramon
  • Centarumon
  • Coelamon
  • Devimon
  • Drimogemon
  • Frigimon
  • Garurumon
  • Greymon
  • Kabuterimon
  • Kokatorimon
  • Kuwagamon
  • Leomon
  • Meramon
  • Monochromon
  • Mojyamon
  • Nanimon
  • Ninjamon
  • Numemon
  • Ogremon
  • Seadramon
  • Shellmon
  • Sukamon
  • Tyrannomon
  • Unimon
  • Veggiemon
  • Whamon

Ultimate Digimon (Perfeito)

Os "bichinhos virtuais" de Digimon o qual o jogo foi fortemente baseado.

Os “bichinhos virtuais” de Digimon o qual o jogo foi fortemente baseado.

Digimons destacados foram reclassificados como Mega posteriormente, com o surgimento de tal evolução no anime.

  • Andromon
  • Digitamamon
  • Etemon
  • Gigadramon (código)
  • Giromon
  • HerculesKabuterimon
  • Machinedramon (apenas disponível no modo multiplayer)
  • Mamemon
  • Megadramon
  • MegaSeadramon
  • MetalEtemon (comprando “MetalBanana” do Etemon na Digimon Bridge)
  • MetalGreymon (futuramente tratado como MetalGreymon Virus na franquia)
  • MetalMamemon
  • Monzaemon
  • Panjyamon (código)
  • Phoenixmon
  • Piximon
  • SkullGreymon
  • Vademon
  • WereGarurumon (código)

File City

A Ilha em que se passa o jogo e suas diversidades em localizações.

A Ilha em que se passa o jogo e suas diversidades em localizações.

A File City (Cidade Arquivo em português) era a capital da ilha e cidade mais próspera da região que, por algum motivo, no momento em que o protagonista chega ao Digimundo, ela está defasada, com pouquíssimos Digimons, sendo estes em treinamento e bebês juntos de Jijimon, que é como um prefeito para a cidade.

Pontos de Prosperidade: Recrutando Digimons lhe trará pontos de prosperidade. Qualquer Digimon rookie novo que chegar à File City lhe trará um ponto. Digimons champions lhe dão dois pontos e Ultimates lhe dão três pontos. Há alguns campeões, no entando, que são considerados pouco úteis, e te darão apenas um ponto. Os pontos são necessários para conseguir trazer novidades para a cidade, todavia.

Com o recrutamento de Digimons é possível ter construções importantes na cidade como o Centar Clinic (hospital), Greymon’s Arena (torneios de batalhas), Item Keeper (banco de itens e dinheiro), Birdra Transport (viagem rápida) e muitas outras construções e atividades.

Criando Digimons

Você tem um Digimon que pode digievoluir para diversos outros ao longo de sua vida. Digimons têm várias necessidades que devem ser cuidadas, incluindo comer, dormir, fazer cocô, saúde e cansaço. Ou seja, além de treinar, batalhar ou se aventurar, você passa bastante tempo também alimentando seu parceiro, levando-o ao banheiro ou o deixando dormir (cada Digimon tem um horário específico e quantidade de tempo de sono diferentes). Se o Digimon defecar fora do banheiro, uma barra de “vírus” vai começar a subir. Esta, se chegar ao 100%, fará ele evoluir para um Sukamon.

Às vezes, um Digimon fica machucado após uma batalha ou pode ficar doente, em diversas ocasiões. Isso pode ser resolvido com itens, ou levando seu parceiro à uma clínica. Treinar seu Digimon sem deixá-lo descansar pode causar exaustão, que rebaixa a felicidade do mesmo e seu tempo de vida. Se seu Digimon morrer 3 vezes em batalha ou tiver chegado naturalmente ao fim de sua vida, ele então ressuscita para uma nova linha de digievoluções, indo desde o Digimon bebê, até possivelmente chegando à fase Ultimate.

Os cálculos relacionados a criação vão desde idade, peso, felicidade, disciplina, habilidades destravadas, itens para alimentação, treinamento, batalhas e outros para se atingir um auge ou certa digievolução desejada. Os parâmetros de batalha também são relevantes em diversas ocasiões: HP, MP, Off (ofensiva), Def (defensiva), Speed e Brain. Para o aumento de parâmetros, se utiliza as áreas de treinamento espalhadas pelo jogo, ou se aumenta por alimentação especial, pelo cumprimento de certos deveres (como carregar terra no Drill Tunnel) ou de acordo com batalhas e digievolução. Seu Digimon se sairá melhor em batalhas ou ganhará mais status, dependendo de sua alimentação, ou de como você o disciplina ou agrada, com os comandos do jogo.

Digivolvendo

Ao morrer, um Digimon volta para seu estado "bebê", ressuscitando de um ovo.

Ao morrer, um Digimon volta para seu estado “bebê”, ressuscitando de um ovo.

Todo Digimon começa na forma baby, exceto inicialmente que você o recebe como Novato. Em 6 horas in-game, seu Digimon evolui para a forma “em treinamento”, de acordo com o seu Digimon baby escolhido. A próxima forma (rookie ou novato) é atingida após 24 horas no jogo. A partir daqui, o treinamento e outros parâmetros influenciam sobre qual Digimon você atingirá nas próximas evoluções. Os Digimons escolhidos desde o ovo também influenciam.

Em torno de 3 dias após a forma rookie, seu Digimon atinge a forma champion. Às vezes, algumas condições de seu Digimon fazem com que o mesmo digivolva prematuramente e, apesar de serem necessários certos status para se atingir uma evolução específica, às vezes, apenas a proximidade desses parâmetros requeridos já podem fazer com que você atinga tal Digimon.

A forma final deles, a ultimate, não é sempre atingida. Essa forma pode ocorrer a qualquer momento após o 11º dia de vida do seu Digimon e apenas em parâmetros bastante específicos. Se o seu Digimon não for treinado o bastante e atingir certos requerimentos, ele pode morrer e reiniciar para a forma bebê. Mas, os Digimons que chegam na forma ultimate (perfeita) são extremamente poderosos e de fácil utilidade para se recrutar qualquer outro Digimon.

Alguns Digimons retratados na forma “mega” posteriormente em Digimon Adventure, por exemplo, são mostrados no jogo como NPCs, outros estão disponíveis ao jogador, mas como na forma ultimate, indicando que a ideia da evolução mega na franquia foi só concebida depois do lançamento do jogo.

Batalhas

SkullGreymon está entre um dos Digimons que o jogador pode ter ou batalhar em torneios.

SkullGreymon está entre um dos Digimons que o jogador pode ter ou batalhar em torneios.

As batalhas no jogo são em um estilo bastante único, onde você, o treinador do Digimon, dá os comandos e dependendo do quão evoluído ou preparado seu Digimon é, o mesmo responderá com maior ou menor precisão. Inicialmente você está apenas com um comando para incentivar seu Digimon ou correr da batalha. Posteriormente, você poderá ter comandos como atacar, se afastar, trocar de alvo ou especificar habilidades. Todavia, o Digimon não ouvirá sempre com excelência. Ao atingir o status “brain” em 500, o treinador pode mandar seu Digimon dar ataques específicos. Há também a possibilidade de usar itens em batalha.

Segredos

Há um segredo para se iniciar o jogo com um Digimon mais forte que o normal. Na versão americana, se o jogador nomear o protagonista de “Tai” (o personagem principal de Digimon Adventure), o mesmo deve iniciar com um Digimon mais poderoso. Além disso, o Digimon com o qual o jogador começa depende de uma pergunta respondida anteriormente: Você prefere dia ou noite (em inglês)? Se o jogador responder dia, ele recebe o Agumon. Se responder o contrário, recebe Gabumon.

Os códigos do jogo só estão disponíveis para a versão japonesa. Todavia, é possível utilizar Gameshark na versão para PS1.

Erros (Glitches)

A versão NTSC deste jogo contém erros que podem atrapalhar na jogabilidade, alguns travando o mesmo. O jogo congela dependendo das tentativas ao acessar o Giromon’s Juke Box na File City. Trocar muitos itens com qualquer Mojyamon faz com que o jogador se junte ao Mojyamon, renderizando o personagem ao Digimon tornando impossível escapar da área, a não ser que você tenha um Auto-Pilot para retornar automaticamente à File City. Muitos erros de ortografia aparecem nos diálogos, incluindo alguns que identificam erroneamente um Digimon como outro Digimon.

Apesar de conter menos bugs, algumas cópias da versão UK PAL lançadas originalmente não podiam ser completadas pela impossibilidade de entrar na Ogre Fortress (uma área no meio do jogo) ou mover-se de piso em piso na Mount Infinity (uma área no final do jogo). O jogo roda a menos 3fps que outras versões, também.

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