Sonic The Hedgehog (Franquia)

SonictheHedgehog.com.br
Games Marcas / Franquias Séries
Seguir Siga no Facebook
8.3
Opiniões

SAGE ’16 (parte 3) – Resenha e download dos fã games 2D

SAGE ’16 (parte 3) – Resenha e download dos fã games 2D

Chegando a parte final, e mais longa dos reviews da SAGE 16. Infelizmente um pouco atrasado, devido a alguns problemas, mas com muito conteúdo. Caso tenha perdido, aqui estão os links para a primeira parte e segunda parte.

SONIC VS DARKNESS – TRUE NIGHTMARE REVIVED

Video Thumbnail

Baixar demonstração (85.6mb).

Se você gosta da série Rush, com certeza esse é um jogo que irá agradar também. Sonic VS Darkness é um jogo criado por Nefault1st baseado nos jogos do Nintendo DS da série, que consegue ser bem parecido com os oficiais. Possui uma framework própria chamada Sol engine e foi criado no Game Maker. Você pode acessar o site dele aqui onde há também para downloads outros projetos, incluindo o completo Sonic Vs darkness original.

Gameplay e Level Design – o jogo controla muito bem, com mecânicas similares as da série Sonic Rush, mas com pegada própria. As fases possuem muitos gimmicks e são cheias de coisas interessantes, porém, um aspecto negativo foi a linearidade, porém, continua sendo um jogo divertido. A adição de um item shop também foi algo positivo. Gostei do posicionamento do personagem, usando a regra de 3, sendo possível ver o que vem pela frente e reagir. O problema é que com a velocidade do jogo, muitas cores e a desincrinização/quebra de quadros dessas engines 2d, as vezes fica difícil acompanhar sem doer os olhos, mas isso não é um problema do jogo;

Gráficos – ficaram excelentes. Dá pra ver que tudo é consistente, apesar que o uso de gráficos oficiais as vezes não dão um ar muito original. Destaque para a linda interface que recebe muito bem o jogador e abre as fases, transições para as fases, animações e efeitos muito bem trabalhados;

Música – a primeira coisa que notei foi um remix de uma música do Pokémon Platinum do Snowpoint Temple na interface, muito bem colocada. A trilha sonora, feita por Nekkosu, pode ser encontrada no seu soundcloud, que é excelente e mantem o jogo animado a todo momento com a atmosfera certa pra cada situação.

PRÓS:

  • Excelentes gráficos;
  • Excelente trilha sonora;
  • Divertido

CONTRAS:

  • Muito rápido com muitas coisas se movendo ao mesmo tempo;
  • Linearidade

SONIC: ROUND 7

Quando se jogo os Special Stages do Sonic CD, de vez em quando vem aquela frustração de não conseguir atingir os UFO’s? Pois Sonic: Round 7, um jogo completo feito por TheEngineerKappa, resolve esse problema. Estilo totalmente arcade, o jogo conta com com 7 fases mais alguns extras dos Special Stages do Sonic CD, mas quais as diferenças?

Gameplay e Level Design – como disse, as vezes existe a frustração de acertar os UFO’s. Aqui não tem esse problema. Seu objetivo e conseguir 80 anéis por fase. Cada UFO vale 10 anéis. Nem sempre é necessário pegar todos para completar. E o melhor é que os controles são bem mais afrouxados que o original, com ainda vantagens de poder correr até a velocidade máxima como se tivesse os sapatos de velocidade, e parar quando quiser. E cair na água não devora seu tempo todo de uma vez;

Gráficos – basicamente os mesmos do Sonic CD;

Música – músicas dos jogos oficiais

PRÓS:

  • Bem divertido no estilo arcade, jogue sem comprometimento;
  • Excelente para marcar recordes;
  • Recomendo jogar até o final, pois tem alguns extras bem legais

CONTRAS:

  • Um pouco curto para um jogo completo

EMERALD TIES

Video Thumbnail

Site oficial e download

Gameplay e level design – Os controles são parecidos com os clássicos, com uma pegada própria. Um recurso interessante foi o Wind Shield, um escudo que te mantem flutuando por 3 segundos, que combinou muito bem com os outros escudos. Todas as fases da demo foram muito bem trabalhadas e mantem o jogo interessante a todo momento;

Gráficos – O jogo conta com gráficos bonitos e totalmente originais, o que é um grande ponto positivo a favor do jogo. As fases ficaram excelentes e divertidas, com inimigos totalmente novos e interessantes. A interface também é bem feita;

Música – A trilha sonora foi criada por Andy Tunstall, e você pode checar o soundcloud dele aqui. É uma boa trilha sonora, infelizmente as fases não tinham as músicas na demo.

PRÓS:

  • Gráficos originais;
  • Fácil de jogar

CONTRAS:

  • Nada em específico fora que faltou as músicas das fases na demo

SONIC PROJECT TIME

Video Thumbnail

Uma demo curta de uma fase feita por GalaxyShad usando o framework GMate para game maker.

Gameplay e level design – o jogo controla bem e lembra Sonic 1 com o controle mais afrouxado. O design das fases ficou interessante por contar com várias áreas lisas com declives onde é possível pegar uma boa velocidade.

Gráficos – Os gráficos da fase são originais, porém, poderiam ser melhores. A fase demonstrada ficou um tanto escura ao meu ver. A interface possui uns símbolos esquisitos que parecem ter sido desenhados a mão num editor e não combinou bem.

PRÓS:

  • Possui alguns bons momentos no design

CONTRAS:

  • Gráficos podiam ser bem melhores em diversos aspectos, mas o jogo pode estar em estágio inicial ainda

PROJECT SPIKEPIG

Video Thumbnail

Download (28mb)

O Project Spikepig é um jogo bem legal que foi feito pelo nosso conterrâneo Emerson Yoritoshi (https://yoritoshi.wordpress.com/), e está em desenvolvimento desde 2009. Hoje já temos uma versão final do jogo que podemos jogar. Várias coisas chamam atenção no jogo, como o menu baseado no Sonic Blast e o manual com aqueles dizeres da Tec Toy, só que inglês sobre praticar esportes, ter consoles e qualidade de vida. Isso me chamou a atenção pois são coisas que nós tivemos a oportunidade de ver por aqui quando muitos eram crianças. Com design, música e arte original, o jogo é bem divertido e em vários momentos desafiador. Vale a pena jogar até o final, pois a última fase é bem frenética.

Gameplay e level design: Tudo caprichado,  mas um pouco frustrante as vezes pelo excesso de desafio logo de cara

Gráficos: Totalmente originais e bem desenhados, que fluem com naturalidade, tem uma ou outra coisa estranha, como alguns robôs que ficaram um pouco estranhos, mas de resto tudo muito bom

PRÓS:

  • Jogo completo
  • Arte sólida

CONTRAS:

  • DIficuldade elevada, mesmo nas primeiras fases

SONIC NEO GENESIS

Video Thumbnail

Site oficial e download

Antigo Sonic Mega Drive,  é um jogo que está em desenvolvimento em algum tempo e podemos já notar um belo polimento na primeira fase desde demos anteriores, aliás, uma completa reestruturação da arte, agora bem caprichada. A segunda zona da demo nem se fala, é uma das mais bonitas fases que você verá em um fangame. E tudo nele funciona muito próximo de um jogo oficial. Certamente surpreenderá muito em todos os aspectos.

Gameplay e level design: não dá pra falar muito aqui, tudo flui excepcionalmente bem, controla como clássico e tudo que dá para esperar de um jogo da série antiga está presente;

Gráficos: Só jogando para poder apreciar toda a beleza e estética que o jogo oferece, acredito ser um dos mais bonitos até o momento, porém, depois de algum tempo a saturação das cores poderá cansar um pouco

PRÓS:

  • Excelente jogo e arte

CONTRAS:

  • Pode ser bem saturado as cores para algumas pessoas

SONIC: HAVEN HOME WORLD

….Troll mode activated

Video Thumbnail

Bem, esse jogo é interessante em vários aspectos. Ou melhor, o criador dele é uma pessoa interessante. Certamente um gênio que invés de perder tempo com as trivialidades seculares do mundo, preferiu utilizar todos os seus conhecimentos para nos fornecer essa maravilha. Este jogo é uma faca de dois gumes em quase todos os momentos. As vezes ele parece que está te dando vantagens, as vezes ele parece que te desafia, ou te maravilha com decisões de design nunca vista, mas, por outro lado, sempre se mostra como um troll tentando te destruir… pacificamente, é claro. É assim que eu vi o jogo. E rendeu muitas risadas esse. Não pense que ele é mal feito, pelo contrário, seu criador, DarkVampireDee, parece ter um senso de design elegante que só se compara com seu senso de humor refinado e vez por outra, quem sabe, sádico.

Gameplay e level design – esse jogo controla muito bem, é fácil de jogar por ter certos detalhes ajustados. Algumas pessoas relataram que o jogo ficou lento em algumas máquinas. O level design é um pouco direto e muito plataforma, e é aí onde mora o perigo. O jogo usará a ganância do jogador para enlaçá-lo em um monte de problemas, para eventualmente conseguir tirar tudo de você que lhe deu e te matar da forma mais astuta e frustrante possível. Armadilhas descaradas como posicionamento de inimigos – 3 atiradores, um na altura do solo, outro em uma plataforma e outro em outra plataforma, mas distante, caso você pense que pular pelos 2 primeiros dará certo, o terceiro te acertará. Fileiras de inimigos que se escondem debaixo da terra, cardumes de peixes, etc. Buracos sem fundo são para pessoas sem criatividade, o que não falta aqui para te acertar. Trocentos anéis alinhados de uma única vez – em certa parte, parece que tem 300 anéis todos juntos, que são pegos com uma mola, mas com um cardume de peixes no caminho para quando você cair vulnerável bem em cima deles, ou quem sabe já logo no pulo mesmo. Botões com espinhos que caem em sua cabeça sem você ter tempo de reação debaixo d’água, plataformas difícieis de ser alcançadas com inimigos vigiando, molas que atiram para espinhos, e inimigos que parecem que foram posicionados para quando você mais precisar de ar, eles te matarem ainda enquanto você pula, logo após ter sido atingido diversas vezes. Se esse jogo tivesse nível de dificuldade, Troll mode seria o modo fácil.

Gráficos – Muito colorido em alguns momentos. Algumas fases mostradas em fórum aparentaram ter o background tão detalhado que ficava difícil se focar no foreground.

Música – de jogos oficiais.

Para ver um conterrâneo nosso sendo trucidado impiedosamente pelo jogo: https://www.youtube.com/watch?v=KeIYY4AAS2E

PRÓS:

  • Deus no céu e Dark Vampire Dee na Terra;
  • Vou tentar morrer sendo amigo do desenvolvedor;
  • Autor é amigo de Leonardo da Vinci, nenhum mortal é capaz de compreender seus desígnios neste jogo

CONTRAS:

  • Jogo psicopata que brinca com sua ganância só para depois tirar tudo de você da forma mais sádica possível (aliás, sadismo tem sido recorrente nesses reviews….)

SONIC GENERATIONS: THE LOST ZONES

Video Thumbnail

Se você, como eu, sentiu falta de fases dos Sonic’s de Game Gear / Master System no Sonic Generations, verá que esse jogo tenta explorar um pouco essa idéia, recriando com os gráficos dos próprios jogos as fases. A demo mostrou 3 fases, a Green Hill do Sonic 1, a Sky High do Sonic 2 e a Green hill do Sonic 2. E  Esse é um jogo que eu pessoalmente ficarei esperando para poder ver completo, pois não existe muitos fangames com gráficos de 8 bit infelizmente.

Gameplay e level design: O jogo está com o controle mais afrouxado do que um dos originais do Master, alcança maior velocidade, porém é fácil de controlar, mas as vezes algumas pessoas não se agradam quando a movimentação é diferente de quando jogavam, vai de cada um, eu não tenho preferências, fica a cargo do desenvolvedor decidir. O desenvolvedor teve criatividade ao combinar partes da Jungle Zone na Green Hill do Sonic 1 para fazer a fase ficar ainda mais bonita, aliás, a fase conseguiu me passar a atmosfera da Green Hill, Bridge e Jungle Zone juntas. As outras fases também usam deste artifício para aumentar ainda mais a ambientação;

Gráficos: usa os originais dos jogos de 8 bits

PRÓS:

  • Criatividade ao criar as fases
  • Proposta interessante

CONTRAS:

  • Nada demais

SONIC DL ADVENTURE

Video Thumbnail

Enquanto eu posso gostar de aspectos do Sonic 06, como a proposta, não vejo vantagem em tentar copiar elementos do jogo que são terríveis, como a jogabilidade esquisita e cheia de bugs. Porém de vez em quando aparece um joguinho ou outro tentando copiar exatamente algum aspecto que não merece ser lembrado do jogo como nesse caso foi sua programação de controle incompleta e problemática.

Gameplay e level design: controles terríveis. O personagem é escorregadio, se move muito rápido e repentinamente e com certeza lhe fará atingir algo ou morrer sem perceber. A fase é sem graça, com diversas áreas transplantadas da Wave Ocean. Extremamente linear.

Gráficos – basicamente gráficos do Sonic Advance com alguns elementos customizados que podem ser achados na internet

Música – Repetitiva e que não combina em nada com a fase

PRÓS:

  • Talvez a coragem ou ousadia do autor

CONTRAS:

  • Insistir em tentar fazer o impossível;
  • Autor sádico insiste em torturar as jogadores inocentes;
  • Poderia se chamar Another Sonic 06 remake ou coisa parecida;
  • Autor ameaçou no final da demo lançar outra demo em breve;

Isso é tudo por esses reviews. Infelizmente não tive tempo suficiente para poder olhar com calma os jogos de luta, Neo Sonic Fighters e Sonic Gather Battle a ponto de chegar a conclusões sobre os dois jogos. Tive alguns problemas com alguns jogos e não pude jogar todos.

O que mais levei em conta foi a determinação e boa vontade dos desenvolvedores em criar algo divertido que podemos jogar. Exceto idéias bem exageradas ou bizarras, não ouveram muitas críticas nos jogos analisados, e em alguns casos, fica muito do gosto de cada um. Os casos que houveram necessidade de crítica, por uma ou outra razão, foram feitos, também para mostrar que mesmo um trabalho como este pode, vez ou outra, ter um resultado absurdo, como muito bem lembro uns anos atrás, de um tal de Sonic 4 remastered, que pareceu ser uma piada de muito mal gosto que criticar não era o bastante, era caso de apagar tudo e esquecer que aquilo existiu.

Agora, para a maioria dos casos, que são positivos, é importante sabermos que fazer esse trabalho exige sacrifícios enormes que muitos de nós não fazemos idéia de que os criadores dos jogos passaram. Seus desafios diários e mudanças na vida que precisaram fazer ou conhecimentos que tiveram que adquirir e aperfeiçoar. Então, diferente do posicionamento que vi em alguns locais na web sobre os jogos, acredito que as pessoas não devem ficar dando palpite e achando que podem julgar algo que não tem o mínimo conhecimento do que a pessoa passa diariamente. Esses jogos não são profissionais, por mais que possam ter em alguns casos, esse nível de qualidade, nem são pagos. Então é importante termos gratidão por podermos ter a chance de desfrutar destes jogos que, mais do que um trabalho, são parte das pessoas que os forjaram.

– Artista 3d, especializado em diversos programas, como 3Ds Max, Photoshop, ZBrush, Unreal Engine, Substance Designer/Painter, Speedtree e outros. Desenvolvedor e fundador do Sonic Evolution.

4 Respostas

  1. Eu entendi que o criador do Sonic Evolution é um cara crítico quanto aos games. Talvez por perfeccionismo. Isso é bom pro nosso fã game brasileiro. É a galera sônica que não aguenta críticas em jogos de Sonic, principalmente quando se envolve a “bandeira” do Planeta Sonic.

    • Eles não são fãs de Sonic coisa nenhuma, só falam que odeiam porquê estão enjoados, isso sim.

  2. Quem é o sem noção que faz essas análises? Sempre fica colocando bobagens pra serem contras nos projetos.

    • Sem noção? Claramente diz isso sem ter lido todo o texto. Com exceção de casos excêntricos eu sempre tento louvar os desenvolvedores, e de uma forma muito respeitosa, como declarei nos últimos 2 parágrafos e durante os reviews, com exceção do último jogo. Até outro que fui sarcástico eu passei para um dos desenvolvedores, que é amigo meu, e ele amou o review e achou muito engraçado. Aqui ninguém está tentando passar a mão na cabeça de ninguém, mas ser realista e elogiar ou criticar o que é preciso, sempre entendendo o sacrifício e dedicação que as pessoas usam nesses projetos, que eu entendo muito bem como é. Sempre amei fangames desde moleque, e sempre procurei e fiquei acompanhando diversos até hoje. Se quiser criticar, critique, desde que seja razoável, se não, você não é obrigado aqui para perder o seu e o nosso tempo com comentários espúrios.

Deixe sua Opinião

Esqueci a Senha