Shenmue III: nova entrevista em vídeo com Yu Suzuki

Shenmue III: nova entrevista em vídeo com Yu Suzuki

A Ys Net lançou uma entrevista em vídeo especial com o criador da série Shenmue, Yu Suzuki, conduzida pelo produtor de animação Hiroaki Takeuchi sobre a produção de Shenmue III, intitulada “Então, Agora e Amanhã”.

O cartão oficial de férias de Shenmue III para 2017 também foi lançado:

Confira o vídeo e uma transcrição traduzida abaixo.

Hiroaki Takeuchi: É um prazer estar aqui hoje.

Yu Suzuki: Meu também.

Hiroaki Takeuchi: É um deleite me sentar e conversar com você.

Yu Suzuki: Muito obrigado.

Hiroaki Takeuchi: Desde esse anúncio surpreendente há dois anos e meio, como as coisas se passaram no geral durante esse período?

Yu Suzuki: O tempo com certeza voou. Juntar toda a equipe foi um grande esforço, mas sinto que o time que temos agora é bom. A verdadeira luta começa aqui.

Hiroaki Takeuchi: Entendo. Gostaria de ouvir a sua opinião sobre os últimos dois anos trabalhando no desenvolvimento do jogo e equipe de pessoal, e se alguma coisa foi particularmente bem ou talvez não tão bem.

Yu Suzuki: Claro. O uso da Unreal Engine 4 foi inédito para mim, mas permitiu técnicas mais convencionais do que eu esperava, o que, por sua vez, também trouxe com ele eficiências completamente novas. Juntamente com esses dois pontos, isso nos permitiu trazer a qualidade dos gráficos além do que eu havia imaginado pela primeira vez.

Hiroaki Takeuchi: Eu também observei de perto a aparência dos gráficos e eles ficam melhores sempre que venho observar. Você acha que eles se encaixam mais com o que você imaginou?

Yu Suzuki: Sim, os gráficos certamente melhoraram o que eu tinha em mente. Embora haja, evidentemente, coisas que não se comparam a um título AAA, eles são melhores do que eu planejei inicialmente e começaram a ter sua identidade própria.

Hiroaki Takeuchi: Muito empolgante.

Yu Suzuki: O que tem sido mais difícil do que o esperado para mim é usar a engine como está. Porque como alguém que costumava escrever tudo a partir do código, eu quero ver e tocar o que está dentro, mas não consigo.

Hiroaki Takeuchi: Eu posso imaginar. Tendo previamente criado jogos começando por escrever os programas, você teria um pouco disso aqui até certo ponto. E nesse sentido, o que você sente que representou o maior desafio, ou melhorou bem em termos de desenvolvimento?

Yu Suzuki: Bem, uma coisa que eu sinto melhor ultimamente é Shenhua. Você poderia dizer que ela é o trabalho da minha vida, e junto com suas expressões, eu sei que devo sempre continuar fazendo melhorias. É um trabalho sem fim. Tanto Ryo quanto Shenhua. Eu acho que agora estamos no ponto com o modelo de Shenhua que eu posso dizer que finalmente é algo que eu posso aprovar. Agora é uma questão de obter as expressões e os movimentos corretos.

Hiroaki Takeuchi: Como os fãs já sabem, Shenmue hospeda uma grande variedade de personagens. Como está o desenvolvimento dos personagens? Haverá ainda mais personagens para encaixar no jogo?

Yu Suzuki: Isso mesmo. Em dezembro – bem, já é dezembro – então, este mês parece que realmente vamos superar a contagem. Vai chegar a cerca de 100 personagens. O estúdio de design de personagens Lakshya Digital está trabalhando conosco agora, e estamos vendo alguns modelos realmente excelentes. Eu sei que esses personagens irão causar um impacto e deixar uma impressão.

Hiroaki Takeuchi: Podemos esperar personagens que não poderemos “desver”? (Risos)

Yu Suzuki: Eu posso dizer isso. (Risos) Eles terão alguma personalidade, devemos dizer. Aguarde por eles. Eles são divertidos apenas de se olhar.

Hiroaki Takeuchi: Há algo no qual você mais queira trabalhar? Existe algum desafio que você deseja assumir?

Yu Suzuki: Bem… Eu quero fazer algo um pouco diferente com as batalhas. Quando se trata de lutar, há coisas que eu quero fazer do meu jeito, então eu estava pensando em fazer as coisas um pouco diferentes da última vez. Executamos alguns testes. Não é um jogo como Virtua Fighter que é sobre o timing. Então, eu espero… que ele tome a forma de um jogo de quebra-cabeças que qualquer um pode jogar, com forte ênfase na coreografia.

Hiroaki Takeuchi: Bem! Isso significa que você não precisa confiar tanto na habilidade de jogo? Você imagina que as lutas se misturem em cutscenes até certo ponto?

Yu Suzuki: Elas podem ser influenciadas por se você pegar algum item, e assim por diante. Incorporando mais elementos do tipo quebra-cabeça. Isso é o que eu gostaria de fazer. E QTE (quick time events), juntamente com outras coisas.

Hiroaki Takeuchi: Não se pode esquecer os QTE.

Yu Suzuki: Seria bom fazer um tipo diferente de QTE.

Hiroaki Takeuchi: São muitas coisas para aguardarmos ansiosos. Podemos esperar que esses recursos sejam adicionados em breve?

Yu Suzuki: Não os espere tão cedo. (Risos)

Hiroaki Takeuchi: Então, conversamos sobre os personagens antes. As diferentes facetas do desenvolvimento de personagens estão se juntando, mas qual é o progresso nas vozes dos personagens?

Yu Suzuki: Ryo tinha sido decidido no início, mas não conseguimos encontrar uma Shenhua. Ou melhor, até muito recentemente. Tivemos muitas audições.

(*Sobre os atores de voz japoneses: os dubladores em inglês para os personagens principais já foram quase todos escolhidos. A seleção de elenco e a gravação restantes continuarão no próximo ano.)

Hiroaki Takeuchi: Parabéns.

Yu Suzuki: Foi há apenas dois dias.

Hiroaki Takeuchi: Isso certamente é novidade!

Yu Suzuki: Sim, é. A maioria das outras partes já foi escolhida, e as audições de interpretação de voz já estão quase terminadas.

Hiroaki Takeuchi: Entendo. Nós, finalmente, chegaremos à gravação em 2018?

Yu Suzuki: Isso mesmo. Começaremos a partir de 2018.

Hiroaki Takeuchi: Eu acho que é hora de terminar, mas, por último, você gostaria de dizer algo a todos os seus patrocinadores?

Yu Suzuki: 2018 tem sido o ano em que respiramos vida nos personagens de Shenmue. A vida diária é vital para Shenmue, e é um tema importante por todo o jogo. A parte mais importante de Shenmue é a forma como os personagens abordam suas vidas casuais. Este ano, nos preparamos para realizar isso. Quero agradecer a todos vocês novamente pelo seu apoio contínuo.

Hiroaki Takeuchi: De fato! Vamos manter nossas esperanças para tudo o que está por vir.

Yu Suzuki: Sim, por favor.

Hiroaki Takeuchi: Tudo bem, então. Obrigado por falar comigo hoje.

Yu Suzuki: E obrigado.

Shenmue III será lançado para PlayStation 4 e PC na segunda metade de 2018. Ele será lançando em mídia física e digital pela Deep Silver.

Via Gematsu

Esqueci a Senha