Sonic Forces: Speed Battle é um grande salto em relação ao popular Sonic Dash

Reviews

Sonic Forces: Speed Battle - Review (Versão testada: Android)

Eu joguei muito Sonic Dash. Tanto no Android, quanto no Windows Phone, ou até mesmo na versão para PC (Windows 10), eu joguei totalizando pelo menos uma média de 20 horas passando por aqueles cenários icônicos da franquia enquanto eu tinha que viajar para outra cidade, ficava na casa de minha avó, estava na sala de espera de algum lugar aleatório ou até mesmo quando me deitava para dormir.

É divertido, a fórmula básica é viciante. Mas, faltava algo depois de um tempo. Não eram exatamente um modo história ou mais cenários pois, apesar de bem-vindos, nós sabemos que eles não significam tanto quando se trata de smartphones. Quando eu jogava Sonic Dash, eu ficava atento a um detalhe em específico: A competitividade. Eu vivia olhando o ranking de meus amigos e pensava: “Ah, passei mais um. POXA, é impossível passar esse cara X ou Y.” E isso me mantinha firme jogando até ultrapassar meus limites, pois sempre acontecia.

Falando sobre a competitividade e como isso nos prende por mais tempo nos jogos hoje em dia, é disso que Sonic Forces: Speed Battle se trata.

Não é um jogo de “corrida infinita”

Ao sair de um tutorial inicial, você só jogará em partidas contra outros 4 jogadores em algum lugar do mundo, geralmente localizados aproximadamente de você. Entre você e eles, há obstáculos, esteiras, itens e caminhos alternativos, por exemplo, que fazem esse jogo se aproximar mais da fórmula de um Mario Kart ou um Sonic & All-Stars Racing, do que o esperado Sonic Dash, devido à estética parecida.

Você destrava novas fases e cenários, ao progredir em nível tanto de “jogador” quanto dos próprios personagens que também são destraváveis. Atualmente temos personagens como Sonic clássico, Silver, Tails, Sonic moderno, Shadow, Chaos, Metal Sonic, Amy, Rouge, E-123 Omega, Vector e outros sendo 15 no total, porém, com certeza terão mais com novas atualizações.

Você pode comprar upgrades para cada personagem, após subir de nível com o mesmo. Esses upgrades de personagens, ou itens especiais, power-ups, baús cheios de cartas e até a retirada de propagandas no jogo, são algumas coisas que se pode adquirir com anéis pegos nas fases ou se pagando, no maior estilo freemium, mesmo.

No geral, todos nós já devemos estar “entupidos” de autorunners (os famosos jogos de corrida infinita) até então, mas é muito bacana jogar algo que lembre a mesma fórmula, porém, inove com a competitividade e uso de itens no melhor estilo “jogo de kart” tão amado, igualmente.

Fizemos alguns testes e o jogo é estável; MUITO ESTÁVEL

Pelo menos em 3 testes que fizemos com um celular da LG, em emulador Bluestacks e um iPhone, Sonic Forces rodou muito bem, não tendo lag sequer em algum momento por causa da conexão entre os jogadores. Utilizamos uma internet de 15mb compartilhada simultaneamente em vários gadgets e computadores.

Com fases relativamente curtas, pois acredito que poderiam ter pistas bem maiores na lista pra aumentar a intensidade das coisas, o jogo não deixa de ser intenso. Pois, mesmo com prática, os famosos power-ups e itens para ferrar outros jogadores estão por toda a parte. Você está em primeiro até o final da corrida e PLUM, vai ver sua pontuação negativada por ter chego em quarto lugar e não ter se precavido contra possíveis empecilhos.

Falando nisso, estrategicamente uma característica que dá um “up” ao jogo é a possibilidade de você escolher com um toque 1 dentre os 3 itens que coletou. Podendo guardar algo pra usar em um momento exato, ou podendo usar tudo de uma vez no melhor estilo “tanto faz, manda bala”.

O cenário traz seus próprios desafios também, com buracos, paredes/pilares, inimigos e locais onde deve-se agachar, pular ou mudar de posição. Há algumas rotas diferentes para se pegar, dando mais variedade, e o design das fases são belos como deveriam ser, levando o tema do jogo Sonic Forces para consoles e PC.

Video Thumbnail

Ganhando ou perdendo, se divertir é o que há

Mesmo perdendo o jogo te dá pequenos prêmios apenas por tomar parte na partida. Os maiores prêmios vão para o vencedor, todavia, mas todos acabam tendo a mesma sensação de progressão.

Um único problema, talvez, fica para o “grinding” (a repetição) quando se trata de destravar as novas fases. Deveriam ter mais fases abertas com facilidade, pois jogar nas mesmas após um certo tempo, pode se tornar enjoativo, fazendo alguns jogadores largarem Sonic Forces: Speed Battle prematuramente.

Levando em conta tudo isso, Sonic Forces: Speed Battle é uma grande experiência, talvez a melhor de Sonic para celulares que você vai achar de momento, porém, poderia ser ainda mais viciante com um conteúdo ou outro relacionado ao cenário, em adicional.

Um modo história, por mais raso que seja, é o que falta também para smartphones que poderia ser destravado conforme o jogador sobe de nível e passa por desafios específicos. Coisa que o novo Sonic Runners pago para se jogar da Gameloft não consegue fazer muito bem, mas parece que se encaixaria perfeitamente na experiência da SEGA Hardlight, com seus títulos bem equilibrados e gratuitos.

Vale a pena jogar Sonic Forces: Speed Battle?

Sim. Como dito, é a melhor experiência gratuita que pode-se encontrar de Sonic para celulares (fora os relançamento de seus jogos clássicos) e pode te prender por muitas horas devido ao elemento de competitividade, embora essas horas provavelmente sejam divididas em curtos momentos e não continuamente pela maioria das pessoas.

Para um jogo competitivo e gratuito, é bem equilibrado caso entre em partidas com pessoas que pagam por conteúdo, porém, é realmente cansativo ter que esperar tanto assim para destravar novos cenários, talvez sendo uma forma da SEGA Hardlight de te forçar a investir um pouco no jogo, para conseguir ter uma experiência mais vasta, o que pode ser ruim e fazer com que boa parte dos jogadores desistam depois de algumas horas.

Com tradução 100% nacional e placares de jogadores locais, os fãs brasileiros devem dar uma atenção a mais ao jogo.

Recebemos da SEGA a versão Android do jogo e o testamos antes do lançamento oficial, podendo haver divergências até a liberação para o público.

Prós

  • Jogar contra 4 jogadores simultaneamente
  • Progressão de personagens
  • Fases bem trabalhadas e belas
  • Bom equilíbrio entre jogadores mesmo com conteúdo pago

Contras

  • Muita repetição para destravar novas fases e cenários
  • Poderia ter um modo história, mesmo que raso
8.5
#Ótimo
– Fundador Epic Play, organizador de eventos relacionados a games, criador e editor de conteúdo, programador, designer e "desbravador" em publicidade.

6 Respostas

  1. Já saiu pro Android ?

  2. Parece melhor que o jogo de consoles…

  3. Tenho algumas ressalvas: Deveriam ter mais pistas disponíveis, como não é um autorunner. Acho que virão mais em breve, mas acho que deveria ser umas 5 invés de duas, já liberadas pro pessoal, ou demorar menos pra abrir mais pistas

Deixe sua Opinião

Esqueci a Senha