Sonic Unleashed

Games PS2 PS3 Wii Xbox 360
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8.5
#Ótimo
9.1
Opiniões

Resumo – Sonic Unleashed

Sonic Unleashed

Depois de Sonic the Hedgehog (2006) ter tentando reviver a formula de Sonic Adventure e ter recebido críticas negativas devido a vários fatores não diretamente relacionados, a SEGA decidiu dar um passo atrás e pensar com mais cautela sobre o próximo jogo da franquia. Emprestando elementos bem recebidos de Sonic and the Secret Rings e Sonic Rush, por exemplo, Sonic Unleashed (Sonic World Adventure no japão) frequentemente se desloca entre a clássica jogabilidade side-scrolling e outra em plataforma 3D com o intuito de prover o melhor dos dois mundos. No geral, Sonic Unleashed apresenta um design firme, estritamente mais focado, no que se diz ser uma jogabilidade com foco na "velocidade" de Sonic.

Sonic Unleashed traz novos personagens e elementos ao universo Sonic, como o principal antagonista, Dark Gaia, o novo parceiro de Sonic, Chip (Light Gaia), e a oportunidade de controlar Sonic the Werehog, forma que Sonic assume ao cair da noite, e que tem uma grande importância no desenvolvimento da história.

Gênero:, Ano de Lançamento:Desenvolvimento:, Distribuição:Indicação:

Jogabilidade Dupla

Sonic Unleashed

Em Sonic Unleashed, assim como Sonic Adventure, você deve navegar por hubs e interagir com NPCs.

Como em Sonic Adventure e Sonic the Hedgehog (2006), Unleashed é dividido entre dois modos específicos, aqui chamados de “Towns Stages” e os “Action Stages”. Os Towns avançam a história do jogo e abrigam os NPCs do jogo (que oferecem missões secundárias e itens ao Sonic) e geralmente levam o jogador de um nível (Action Stage) para outro. No Sonic Unleashed para PS3 / 360, novos estágios são acessados por coletar as Sun e Moon Medals escondidas nos estágios e cidades, já no Sonic Unleashed para PS2 / Wii, as medalhas Sun e Moon são ganhadas estritamente por completar os estágios. Em comparação a outros jogos de Sonic, as cidades de Soinic Unleashed para PS3/360 são consideravelmente mais compactas em tamanho e geralmente podem ser navegadas do começo ao fim em uma questão de segundos, entretanto, podem ser muito mais confusos de se navegar ou de apresentar ao jogador o próximo objetivo para progredir diante do jogo, por exemplo.

Os estágios Action/Town diferem do momento no jogo em que são acessados. Enquanto é dia, o jogador tem o controle de Sonic the Hedgehog, o qual funciona com as habilidade de boost, drift, homming attack, leg stomp, wall kick e quick-step. Já quando o sol abaixa e se torna noite, Sonic se transforma no Werehog, uma besta peluda que usa suas garras para atacar inimigos e elasticidade para plataformas. Depois de derrotar um certo número de inimigos e carregar energia suficiente, o Werehog pode “Unleash” (liberar, desencadear), fazendo-o se mover rapidamente e atacar com mais força, em adição se tornando invencível.

Sonic Unleashed

Jogabilidade de Werehog em Sonic Unleashed para Playstation 3 e Xbox 360.

Em Sonic Unleashed para PS3 / 360, coisas como derrotar inimigos, comer comida, e completar certas missões vão trazer pontos de experiência para o Sonic que podem ser usadar para dar upgrade em habilidades. Para Sonic the Hedgehog, Agilidade e Energia podem ser atualizados e para o Werehog, Força, Combate, Saúde, Escudo e Unleash podem ser atualizados, e apesar do Werehog começar o jogo com apenas uma quantia pequena de ataques, ao atualizar a habilidade de Combate, mais de 30 combos de ataque no total estarão eventualmente disponíveis para o jogador (no Sonic Unleashed para PS2 / Wii a quantia de combos é muito menor).

Diferenças Entre Versões

Apesar de Sonic Unleashed ter sido lançado em quatro plataformas, a versão para Nintendo Wii e Playstation 2 (desenvolvido pela Dimps Corporation) é de fato um game totalmente separado que foi extraído da versão para Playstation 3 e Xbox 360 (que é desenvolvida pela Sonic Team). Muitas diferenças existem entre as duas versões, o que inclui:

  • Essencialmente todo o conteúdo de cada versão do jogo não é encontrada entre uma e outra versão igualmente, isso inclui os “Action Stages” de dia e noite. Entretanto, muitos dos estágios criados pelos jogos da Dimps se inspiraram na versão de PS3 / 360 e tentaram imitar alguns “destaques” do ambiente. Entretanto, alguns estágios são completamente novos e diferentes;
  • A versão da Dimps é a menor dos dois games. O continente de Mazuri não tem qualquer estágio de ação, com exceção da luta de seu chefe e a Empire City não existe nesta versão. Os Action Stages, principalmente os diurnos, são os menores dentre os dois jogos;
  • O sentimento de jogar os estágios diurnos é diferente —  Os controles de Sonic são mais ‘lentos’ na versão da Dimps e parecem mais pesados;
  • Muitos dos chefes de Dr. Eggman, como o Egg Bettle, se movimento mais devagar na versão da Dimps, tornando seu nível de dificuldade amenizado;
  • Mecânica de boost diferente para Sonic. Na versão Dimps, os boosts são feitos ao apertar seu botão ao invés de segurá-lo. Toda vez que vocês aperta o botão de boost, um tanque inteiro de energia é esvaziado e o boost dura por alguns segundos até o Sonic tocar a parede. Na versão da Sonic Team, o boost pode ser usado enquanto você segura o botão, sendo capaz de usá-lo em menores quantidades;
  • Na versão da Dimps, dar boost em um inimigo causa um congelamento de meio segundo em Sonic e nesse meio tempo o mesmo pode, por exemplo, dar um spin-dash, entretanto, na versão da Sonic Team, dar boost em um inimigo é o mesmo que não haver um na frente, sendo totalmente desintegrado;

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  • Comparado com a versão da Sonic Team, o Werehog tem uma quantia menor de ataques e combos no PS2/Wii;
  • Na versão da Sonic Team, correr como o Werehog é feito com um botão sendo segurado. Na versão da Dimps, é feito ao apertar duplamente o analógico do controle para a direção desejada. A forma como o Werehog corre também é diferente. Na versão Dimps o Werehog desliza no chão enquanto corre, fazendo o mesmo escorregar quando o jogador muda de direção, o fazendo difícil de se controlar, mas possibilitando-o de estender uma corrida caso o jogador seja habilidoso. Na outra versão, o Werehog tem uma má habilidade de fazer curvas, essencialmente fazendo na maioria das vezes o jogador parar de correr para trocar de direção;
  • Apesar da óbvia diferença gráfica, a versão para Wii / PS2 de Sonic Unleashed é mais travada nos 30 frames por segundo (fps), enquanto o framerate do PS3 / 360 varia loucamente;
  • Enquanto as cidades no PS3 / 360 são navegadas em 3D, elas existem no jogo Sonic Unleashed para Wii / PS2 estritamente como menus. Nesta, os NPCs são representados por imagens (que variam com expressões e poses), diferente dos modelos 3D de personagens;
  • Os Gaia Gates no PS3 / 360 são uma área única e diferenciada para cada continente onde todos os estágios de ação do jogo e encontros de chefes estão ocultos. No Wii / PS2 Sonic Unleashed, todos os Gaia Gates parecem iguais, independentemente do continente, e cada um deles é composto por uma grande sala interior com várias portas para entrar. Considerando que o PS3 / 360 Sonic Unleashed Gaia Gates são totalmente diferentes uns dos outros em layout e aparência, a única diferença não-estética entre o Gaia Gates em Wii / PS2 são as salas de puzzles que contêm;
  • Os espaços de puzzles encontrados nos Templos Gaia são uma adição exclusiva à versão Wii / PS2 de Sonic Unleashed;
  • Quando estiver jogando no Nintendo Wii, você tem a opção de usar os controles de movimento ou o controle clássico. Esta é a única versão que oferece controles com movimentos.

Sonic UnleashedFinalizando, no Sonic Unleashed da Sonic Team, o jogador é constantemente bloqueado de proceder no jogo até que encontre ao menos uma quantia necessária de medalhas Sun e Moon. Essas medalhas estão escondidas em locais variados no game (tanto nos hubs quanto nos action stages) e seus locais não são revelados de qualquer forma ou dica. Isso contrasta com a versão do Wii / PS2, onde as medalhas são ganhas por simplesmente completar fases, conseguindo S-ranks nos estágios diurnos ou chegando a tempo, pegando anéis e tendo score altos nos estágios do Werehog.

Enredo de Sonic Unleashed

Parecia apenas outro ataque de rotina à estação espacial de Dr. Eggman: uma travessia contra dezenas de robôs e uma luta até o final contra o Dr. em uma máquina gigante revestida de armadura. O ouriço, ao se transformar em Super Sonic com o poder das Esmeraldas do Caos (Chaos Emeralds em inglês) para terminar o trabalho, vê Eggman fugindo de cena para seu reduto final.

Sonic Unleashed

“Eu vou mudar!”

Quando Super Sonic se aproxima do vilão amedrontado, Eggman cai de joelhos e suplica ao ouriço que o poupe. Ele jura mudar, reformar e parar de tentar dominar o mundo. Sonic fica um pouco surpreso com toda a situação, sendo um pedido de misericórdia do Eggman, mas foi, infelizmente, exatamente a reação que seu arqui-rival esperava. Pegando Sonic fora de guarda, Eggman aperta um botão em um console próximo, fazendo subir garras de aço que de repente o prendem em um campo de força. À medida que a máquina chia mais alto, Sonic perde mais sua força, desenergizando sua forma Super Sônica. Rindo loucamente, Eggman aperta um segundo botão, acionando a função verdadeira de sua fortaleza em um enorme canhão a laser. Com o poder mágico das Esmeraldas do Caos à sua disposição, o canhão dispara diretamente no planeta terra, perfurando-o diretamente para o núcleo e o partindo em vários pedaços. À medida que o mundo se parte, uma criatura misteriosa surge das profundezas.

Sonic Unleashed

Contemplem, o Werehog!

 

Nesse meio tempo Sonic não está indo muito bem. Nunca tendo sido forçado a deixar sua super forma assim antes, seu corpo se transforma de modo diferente — adquirindo garras sólidas, dentes pontudos e pelos longos. Quando ele consegue tomar conta do que está acontecendo, Dr. Eggman o ejeta da base para o planeta em ruínas abaixo. Como o transformado “Werehog”, Sonic cai no chão, do espaço, iniciando uma nova aventura para reunir os continentes partidos.

Personagens em Sonic Unleashed

Os personagens jogáveis são Sonic em sua forma normal e na forma “lobisomem”. Tails é jogável, apenas na versão para Xbox 360 e PS3, em missões com sua nave Tornado e geralmente contra aviões/robôs de Eggman. Chip também é um jogável como “Gaia Colossus” durante certo momento da história.

  • Sonic the Hedgehog: Protagonista e herói, o objetivo de Sonic no jogo é de alguma forma juntar a terra que está despedaçada ao coletar as Esmeraldas do Caos e colocá-las nos “Chaos Shrines” que estão espalhados em pedaços separados da terra;
  • Sonic the Werehog: Durante a noite, Sonic se transforma em uma criatura-lobo (chamada de Werehog pela SEGA) que, apesar de parecer sinistra para alguns, continua procurando fazer o bem. Sonic perde sua velocidade tradicional nesta forma, mas adquiri força elevada e habilidades de esticar seus braços e pernas em longas distâncias;
  • Doctor Ivo “Eggman” Robotnik: Aparentemente a causa de todos os problemas nesta história, ele transforma o Sonic em Werehog, explode a terra em pedaços e liberta o monstro que estava vivendo no centro da terra por séculos;
  • Chip: Ele tem o mesmo tamanho de um Chao e parece como um cão de asas e pelugem da cor “vinho”. Seu propósito durante a jogatina reflete o de Omochao, Tikal, o Duque de Soleanna (apenas a voz), e Shahra, dando informações ao Sonic enquanto o mesmo corre pelas fases. Chip gosta de chocolate e oferece chocolates às vezes, demonstrando sua bondade e fome;
  • Tails: Usando sua nave Tornado, Tails auxilia Sonic em viagens de um continente para o outro;
  • Amy Rose: Com breves aparições, Amy é resgatada por Sonic em um certo ponto do jogo;
  • Professor Pickle: É um cientista obcecado por sanduíches de pepino e é muito útil para o Sonic, lhe dando diversas informações importantes;
  • Dark Gaia: Eggman separa toda a terra para usar Dark Gaia e conseguir construir seu tão desejado (de longa data) império “Eggmanland” e dominar o mundo. Dark Gaia é um dos chefes do jogo.

Localizações

O jogo Sonic Unleashed se estende em 9 continentes distintos. Mas, nem todos os continentes estão disponíveis a todo momento – no desenvolver da história, frequentemente o jogador deverá retornar a localizações em um período específico do dia para progredir no jogo e abrir novas fases por exemplo, e as fases de dia e noite são distintas.

Na versão PS3 / 360, todo continente destacado em Sonic Unleashed geralmente tem uma cidade “hub”, um Gaia Gate como hub (onde se escolhe as fases secundárias, principais e chefes), uma fase “Act” diurna e noturna principal, e em adição, cada continente tem uma ou mais batalhas de chefe (enfrentados como Sonic ou Werehog). No Sonic Unleashed para PS2 / Wii, essas stages secundárias podem ser tão longas quanto a principal.

Note que a versão HD (PS3 / 360) de Unleashed também inclui duas fases de tiroteio com o Tornado, nave do personagem Tails, que não é localizado em um continente específico.

Apotos

  • Nome do Action Stage: Windmill Isle
  • Local baseado em Mykonos, Grécia

Spagonia

  • Nome do Action Stage: Rooftop Run
  • Com base na França e na Europa

Mazuri

(Nota: O continente de Mazuri não tem qualquer Action Stage em Sonic Unleashed para PS2 / Wii. Entretanto, contém um hub e a luta contra o chefe Egg Beetle.)

  • Nome do Action Stage: Citadel Savannah (aka Clay Castle)
  • Baseado na África do Norte

Chun-Nan

  • Nome do Action Stage: Dragon Road
  • Baseado na China

Holoska

  • Nome do Action Stage: Cool Edge
  • Baseado no Alasca e no Círculo Polar Ártico

Shamar

  • Nome do Action Stage: Arid Sands
  • Baseado nas ruínas de Petra, localizado no Sudeste Asiático

Empire City

(Nota: O continente Empire City só aparece no Sonic Unleashed para PS3 / 360)

  • Nome do Action Stage: Skyscraper Scamper
  • Baseado em New York City, EUA

Adabat

  • Nome do Action Stage: Jungle Joyride
  • Baseado na Tailândia

Eggmanland

  • Nome do Action Stage: Crimson Carnival

Trilha Sonora

Tomoya Ohtani, um dos compositores de Sonic the Hedgehog (2006) e Sonic Rush Adventure retorna liderando a trilha sonora deste game com veteranos nas músicas de Sonic como Kenichi Tokoi, Fumie Kumatani, Hideaki Kobayashi, Takahito Eguchi, e Mariko Nanba. Faixas orquestradas para o game foram pela Tokyo Philharmonic Orchestra. O jogo contém duas faixas cantadas:

  • “Endless Possibility” por Tomoya Ohtani, destacando o vocal de Jaret Reddick da banda “Bowling for Soup”;
  • “Dear My Friend” por Mariko Nanba, cantada por Brent Cash, com as letras de Candie Y.

Hedgehog Engine

Sonic Unleashed

O processo de renderização da Hedgehog Engine.

Por supostamente estar em desenvolvimento desde 2005, a Hedgehog Engine de Sonic Unleashed é uma engine de diversos propósitos desenvolvido pela SEGA como uma alternativa para engines como a Unreal Engine 3, idTech5 e a Sourge Engine. No momento de seu lançamento, a Hedgehog Engine foi mais notável por duas características relativamente de ponta: a rápida velocidade que conseguia carregar texturas para serem transmitidas fora do disco e a habilidade de renderizar a iluminação global. Uma técnica que reflete a superfície de todos objetos/modelos “banhando” a área circundante com uma cor. Por exemplo, a luz solar lançada sobre um piso verde irá matizar as paredes e teto com uma sombra de verde.

Na época de seu lançamento, para calcular e renderizar toda a informação de um único nível em Sonic Unleashed, era necessário uma rede de 100 computadores em sua potência máxima de funcionamento por 2-3 dias.

Night of the Werehog

Sonic Unleashed

“É um f-f-f-fantasma!”

Próximo ao lançamento de Sonic Unleashed, a SEGA celebrou o lançamento da “Sega Sammy Visual Entertainment”, um estúdio de animação aberto não só para criar animações em CGI de alta qualidade dos jogos da SEGA, mas também produzir filmes de longa-metragem. Em adição de todas as CGIs animadas de Sonic Unleashed, a Sega Sammy V.E. produziu um curta de 11 minutos titulado “SONIC: NIGHT OF THE WEREHOG“.  Nele, Sonic e Chip se encontravam em uma tempestade e tomaram um abrigo que parecia ser uma mansão abandonada.

Eles não sabiam que um trio de fantasmas assombravam os salões – dois dos espectros estavam equipados com câmeras e competiam pela afeição da senhorita fantasma ao tirar fotos da expressão de vítimas assustadas, as quais ela achava engraçado. Enquanto Chip era facilmente assustado e fazia caretas facilmente, os fantasmas tinham dificuldade para assustar Sonic. Os moradores da mansão se impressionaram quando a lua se revelou para Sonic, o transformando no rosnento Werehog. Indiferente com a situação, Werehog os arrasta para fora da mansão em um combate. Tais fantasmas fazem aparições cameos em Sonic Unleashed nas missões secundárias “Tower Terror” e “Fright Fight”. Em 2010, o estúdio “Sega Sammy Visual Entertainment” foi renomeado para “Marza Animation Planet”, onde passaram por seu primeiro longa-metragem: uma adaptação CGI do anime “Space Pirate: Captain Harlock”.

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Curiosidades

  • Na versão beta do jogo, todos os cenários/continentes eram chamados de forma equivalente a sua versão no mundo real. Ex: Apotos era originalmente Kykonos na Grécia;
  • Enquanto as cidades são localidades físicas que vocês explora “a pé” em Sonic Unleashed para Xbox 360 e Playstation 3, as cidades para Wii e PS2 são simplesmente uma série de menus estáticos. O Os Gaia Gates também são totalmente diferentes nesta versão. Ao invés de serem áreas externas, eles são áreas internas de templos contendo várias portas seladas que levam aos Action Stages, batalhas de chefes ou salões de puzzle;
  • A versão japonesa de Sonic Unleashed para PS3/360 é chamada de “Sonic World Adventure”. A versão é praticamente idêntica, exceto o nome da fase de Mazuri “Savannah Citadel” que é chamada de “Clay Castle”;
  • Nos EUA na caixa da versão de Xbox 360 do Sonic Unleashed, um ícone é listado para “Leaderboards”. Sonic Unleashed não contém placar de líderes ou “ranking de jogadores”, e todas outras versões do game contém apenas um ícone para “Download de Conteúdo”;
  • A música em “Savannah Citadel” durante o dia é um remix de uma música de Sonic the Hedgehog para Master System usada durante a sequência de créditos;
  • A música orquestrada principal chamada de “The World Adventure” contém numerosas similaridades à música usada para Angel Island Zone em Sonic the Hedgehog 3;
  • Na “cidade” da localização final do game (Eggmanland), jogadores podem encontrar e conversar com 3 guardas robôs do Dr. Eggman. O número de modelo de cada um é uma referência a vários jogos de Sonic durante os anos:  EF-MD1991, EF-DC1998 e EF-XB2006. EF-MD1991 é uma referência ao lançamento de Sonic the Hedgehog no Mega Drive em 1991, EF-DC1998 sendo uma referência ao lançamento de Sonic Adventure para Dreamcast e 1998, e EF-XB2006 referenciando SONIC the Hedgehog para Xbox 360/PS3 em 2006;
  • Enquanto os jogadores conversam com os robôs guardas em Eggmanland, suas fichas de personagens são adicionadas à enciclopédia do jogo. A descrição do personagem EF-XB2006 o descreve como “lacking real world experience”, como uma referência à recepção extremamente negativa da mídia por SONIC the Hedgehog (2006). De modo similar, EF-DC1998 é descrito como “Once a model mainstay of the Egg Fighter Force”, mas o mesmo personagem está cansado de trabalhar e agora banca o lesado para evitar seus deveres. Essa é uma referência ao fato de que, antes de Sonic Unleashed, a maioria dos jogos 3D de Sonic eram baseados fortemente no trabalho estabilizado com Sonic Adventure em 1998.
  • Sonic Unleashed

    Eggman com seu Dreamcast.

    Apesar de ser visível geralmente apenas por pouquíssimos segundos, o Dr. Eggman mantém um Dreamcast do seu lado por onde vai, e a todo momento que você puder olhar dentro de seu Eggmobile, ele estará sempre sentado ao lado do console. Vendo essa imagem da animação em HD, é demonstrado que ele leva consigo dois jogos: uma versão nunca lançada de NiGHTS: Journey of Dreams para Dreamcast e aparentemente um jogo chamado de “Eggman Adventure”, provavelmente uma paródia de Sonic Adventure.

Mais sobre Sonic Unleashed

Ir para Sonic the Hedgehog (Franquia).

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